Palestra3[dropcap]A[/dropcap] Casa da Gestante promoveu na tarde de quarta-feira, 3, com apoio da secretaria de Assistência Social (Semas), duas palestras com as alunas do programa Maternidade Com Amor.

Palestra1A primeira palestra reuniu a equipe de Educação Ambiental do Projeto de Trabalho Sócio Ambiental das obras de drenagem e pavimentação asfáltica das avenidas Tancredo Neves e .1705. A equipe estava composta pelas assistentes sociais Elenir (técnica do projeto) e Lúcia Cristina (representando a empresa executora do projeto). Da parte da Semas, a secretária adjunta, Geiza Vivan, comentou sobre a importância das obras e os impactos sociais que elas trazem para os moradores próximos às avenidas e região. “O projeto social já está sendo desenvolvido com as famílias residentes na área de abrangência, voltado para ações sócio educativas, focadas nas áres de Saúde e Prevenção Ambiental”, destacou.

[pullquote]Atualmente, 68 mulheres gravidas estão frequentando a Casa da Gestante e atendidas pelo programa Maternidade Com Amor.[/pullquote]

Geiza falou também sobre o empenho que o prefeito Zé Rover fez para que as obras na Tancredo Neves e 1.705 fossem realizadas. “São duas obras que há muitos anos os moradores de Vilhena sonhavam e foi na administração do prefeito Rover que elas vieram a se tornar realidade. O prefeito não mediu esforços e contou com a poio da bancada federal em Brasília. O asfalto chegou naquelas avenidas, mas o trabalho continua com o projeto sócio ambiental contribuindo com a melhoria da saúde preventiva dos moradores”, disse.

Palestra2A segunda palestra foi com a enfermeira Neide Ikino que abordou sobre os cuidados com a higiene que as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação.

De acordo com a enfermeira, a higiene é tão importante quanto o remédio, o antibiótico e as vitaminas. “A boa prática da higiene pode evitar muitas doenças”, comentou.

Neide relatou que procedimentos mínimos de higiene já fazem a diferença na saúde da mulher. “Os alimentos como frutas e verduras devem ser lavados sempre. Antes de se alimentarem, nunca se deve esquecer de lavar as mãos, pois muitas doenças são transmitidas pela falta de higiene com as mãos. Todas deve ter o hábito de tomar e nunca esquecer da higiene íntima. Recomendo que as gravidas façam o exame preventivo, pois é uma das exigências do Ministério da saúde”, reforçou a enfermeira.

Palestra4[tabs]

[tab title=”Rondônia em pauta”]Ribamar Araújo (Assessor de Comunicação/Semas)[/tab]
[/tabs]