Apicultor vilhenense foi premiado em São Paulo

2013-12-11T09:13:21+00:0011 dezembro, 2013|

A conquista começou com a emissão do SIM e do Prove municipal

IMG_0040[dropcap]O[/dropcap] proprietário da Apicultura Colonial, de Vilhena, Vergílio Remoacir Possebom Filho, recebeu este mês o Prêmio de Automação Comercial, uma homenagem oferecida às empresas e organizações selecionadas pelas boas práticas na utilização e gestão dos padrões da GS1, em São Paulo. A premiação contou com representantes de 51 países e o produtor foi o único representante de Rondônia.

O caso de sucesso de Vergílio teve início no momento em que se aposentou como policial militar, apaixonando-se pela apicultura. Inicialmente com uma pequena produção, aos poucos o empreendedor foi aumentando a estrutura, e hoje produz cerca de três mil quilos de mel por safra.

Com o aumento na produção, Vergílio se viu diante da necessidade de melhorar a produção e se profissionalizar. “Foi aí que procurei a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, passei pelo Selo de Inspeção Municipal (SIM) e implantamos o Prove Municipal, montei minha pequena indústria e comecei a trabalhar mais, entregando meu produto nos supermercados”, explicou.

A próxima etapa foi a implantação do sistema de código de barras nos produtos. Para que isso fosse possível, contou com o apoio de GS1 Brasil, que ofereceu capacitação e orientação de um consultor de São Paulo sobre as corretas aplicações e utilização do sistema como uma das etapas para a pequena produção.

IMG_0055

Com a implantação do sistema, Vergílio viu seu empreendimento crescer, e seus produtos passaram a ser comercializados também em grandes supermercados locais, que exigem identificação padronizada. Isso, além de aumentar as vendas, melhorou a divulgação da marca, tornando-se também um diferencial competitivo, já que poucas empresas da região utilizam o sistema. Através da melhoria realizada no negócio, a GS1 Brasil selecionou o caso de sucesso de Vergílio, homenageando-o com o prêmio, em São Paulo, durante evento da empresa.

Hoje, todo o trabalho é desenvolvido pelo produtor e sua família, desde a extração no material até o envasamento do mel. Além da qualidade do produto, todo o sistema de produção é desenvolvido de forma sustentável. “Aqui tudo a gente aproveita, a cera, por exemplo, eu uso para fazer novas folhas para as melgueiras, assim não geramos resíduo algum para o meio ambiente”.

Vergílio sente-se entusiasmado e anseia que seu caso de sucesso sirva de exemplo para outros pequenos produtores que queiram crescer e alavancar os negócios. “Quando eu comecei a mexer com o mel eu só queria mesmo ter uma atividade para realizar após a aposentadoria e ajudar a continuar aqui em Rondônia, a terra que me acolheu, não imaginava ir tão longe. Espero que minha trajetória sirva de incentivo para outros produtores”, enfatizou, ao destacar o apoio recebido da Prefeitura Municipal de Vilhena e do Sebrae.

O prefeito Zé Rover e o secretário de Agricultura, José Cândido Espíndola destacaram a importância dos produtores confiarem no trabalho desenvolvido no município e a qualidade que o Prove confere aos produtos locais. “É um trabalho totalmente assistido pela Secretaria, todos os produtores passam por curso de boas práticas de fabricação e o corpo técnico da secretaria faz o acompanhamento regular no local de produção, dando todo o suporte necessário, através do veterinário Rogério Salani e a agrônoma Luciane Regertt”, garantiu o prefeito. Atualmente Vilhena conta com 26 agroindústrias em funcionamento e outras 24 em fase de instalação.

O gerente regional do Sebrae, Rangel Miranda, destaca a importância de um empresário local ser reconhecido nacionalmente por sua prática empreendedora, possibilitando que outros busquem a competitividade dos negócios, o que, consequentemente, traz benefícios à economia local. “A prática empreendedora do empresário vilhenense, com o apoio do Sebrae, é uma prova de que o conhecimento muda o rumo do negócio, tornando-o mais eficiente e competitivo”.

Semcom

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br