Inversão de valores ou estratagema política? Cortes no gastos públicos deveriam ser elogiados e não criticados

2013-10-01T12:34:43+00:0001 outubro, 2013|

É nítida e clara a briga política entre Junior Donadon e Vanderlei Graebin e a administração municipal

DSCN7254[dropcap]É[/dropcap] de longe sabido que um dos motivos da inflação no nosso país é fruto da gastança feita pelo Governo Federal usando o dinheiro do contribuinte em contratações de servidores públicos comissionados. A carga é enorme e a maioria das nomeações são de cunho político-eleitoreiro. No Jornal da Noite exibido na Globo na noite desta segunda-feira (30) a média da inflação no governo Dilma apontou o índice de 6%, enquanto o crescimento do país foi de apenas 2,5%, ou seja um déficit de 3,5% nas contas públicas e no bolso do povo brasileiro.

Agora, cai para mim como um balde de água as críticas desferidas pelo vereador Junior Donadon aos cortes nos gastos públicos da Câmara de Vereadores. Pela lógica, uma boa administração preza pelo fato de produzir mais gastando menos, isso significa crescimento e otimização de recursos. É assim que deveria ser em todas as gestões públicas e é assim que acontece nos países desenvolvidos. O Brasil é o único país no mundo que arca com mais de 6,2 milhões de servidores públicos nos municípios brasileiros.

Uma das primeiras reações do vereador é chamar esta prática saudável de antiprofissional, como publicado na mídia. A segunda é apresentar uma saraivada de 11 requerimentos que como ele mesmo afirmou, sabia que não iam ser aprovados. A única que ele tinha esperança de ser aprovada era a nº047/2013 (leia a matéria aqui).

O vereador sabe, há muito tempo, desde as eleições do ano passado, que muitos vereadores se elegeram na coligação do prefeito José Luiz Rover, a “Tropa de Choque” como foram batizados, estão lá para defendê-lo e cuidar dos seus interesses. Sorte dessa tropa de choque serem muitos em quantidade, mas não em qualidade, pois não precisam subir à tribuna e fazer uma defesa na hora em que Junior desfere suas críticas. Não vejo nenhum que rebata, ou mostre ter argumentos suficientes pra contradizê-lo, a única arma deles é o voto maioritário.

Apenas o vereador Vanderlei Grabin poderia confrontá-lo, porém como velho na política, sabe que não precisa votar por ser presidente, apenas em caso de empate, portanto, fica isento de qualquer responsabilidade.

O motivo das apresentação e discussão, uma a uma, dos 11 requerimentos (Onze é o número do partido do prefeito Zé Rover) foi chamar a atenção e mostrar sua revolta com os cortes feitos que, de alguma forma, mexeram com as pretensões políticas de Junior Donadon. Ele mesmo desabafou ao dizer que não foi avisado de uma sessão extraordinária onde foi votada uma alteração na Lei do Nepotismo, que segundo ele, protege os assessores de secretarias da Prefeitura. Uma jogada de mestre no tabuleiro.

É sabido que com a prisão dos seus primos Marcos e Natan Donadon, Junior herdou a marca do sobrenome “Donadon” que tem muita força e que pode dar uma grande surpresa nas próximas eleições, talvez seja a única opção que poderá deixar o Cone Sul com um representante.

“Se eu estiver lá assumirei a presidência”, disse Junior em um trecho do seu discurso se referindo a assumir a presidência da Casa de Leis no próximo biênio. Esse trecho confirma, em meu raciocínio, suas pretensões políticas para o ano que vem para disputar uma vaga a deputado estadual ou federal.

Vanderlei Graebin e o grupo do prefeito José Luiz Rover são cientes desta possibilidade e, pelo visto, estão tentando traçar o caminho das futuras eleições em seu favor.

Obviamente, toda esta encenação por parte dos dois grupos políticos reinantes em Vilhena tem como pano de fundo as eleições do ano que vem, a corrida eleitoral já começou.

Então senhores, não me venham com indignações súbitas nem com inversão de valores, usando cortinas de fumaça para encobrir suas verdadeiras intenções. Chega de demagogia.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

[print-me]

One Comment

  1. Jorge 1 outubro, 2013 at 12:39 pm

    Como diz Maria Jose, o circo deles vai pegar fogo. kkkkkkkkkkkkkkkk

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.