Autoridades discutem melhorias para trânsito em Vilhena

2013-04-19T09:32:23+00:0019 abril, 2013|

semtran4[dropcap]O[/dropcap] Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Marcos Zola, se reuniu nessa quinta-feira 17, com dois Especialistas em Engenharia do Trânsito de Porto Velho, Luiz Claudio e Sergio Agra, para discutir junto com outras autoridades de Vilhena melhorias para o trânsito no município.

O objetivo do encontro foi debater algumas mudanças coerentes e necessárias para o trânsito e a reestruturação de alguns pontos, a fim de sanar as dificuldades encontradas e apontadas pelas autoridades presentes no encontro, e analisadas pelos Especialistas em Engenharia de Trânsito.

semtran2Durante a reunião cada setor fiscalizador do trânsito em Vilhena pode apresentar e sugerir mudanças relevantes e necessárias com intuito de diminuir ainda mais o número de acidentes e formar uma nova geração de condutores conscientes e responsáveis no trânsito.

Participaram da reunião, o secretário Marcos Zolla e equipe da Semtran, o Coronel do 3º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, o comandante da Ptran- Polícia de Trânsito, o tenente Rudinei Bessegatto, o sargento Carlos Antonio Suchi da Ptran, o diretor da Circunscrição Regional de Trânsito de Vilhena – CIRETRAN Nilton Valdir Locatelli, João Lobato, inspetor da Polícia Rodoviaria – PRF, além de policiais militares e federais.

Temas abordados na reunião

Alguns dos assuntos abordados no encontro pelas autoridades foram: uma nova formação para motociclistas na cidade como um local onde eles possam simular uma via e como seria seu comportamento nas “ruas”, durante as aulas, o aumento do número na frota de veículos, a reeducação dos pedestres usando corretamente a faixa de pedestre e sensibilizar os condutores quanto ao pedestre.

Um dos assuntos bem frisados foi o reforço na sinalização das ruas de Vilhena, e lembrando aos condutores sobre o excesso de velocidade permitido dentro da cidade que é de 40 km por hora, e o descumprimento desse limite pode acarretar em multa ao condutor.

Radares eletrônicos

O inspetor Lobato lembrou que em poucos dias técnicos do DNIT estarão em Vilhena para retirada dos radares eletrônicos, instalados próximo a rotatória, e que não foi feito um estudo pelo DNIT para saber qual seria o melhor lugar para instalá-los.

“Encaminhei um ofício pedindo para o DNIT que instale esses radares eletrônicos fora do perímetro urbano. Centenas de pedestres e ciclistas passam diariamente por esse cruzamento. A retirada do quebra-mola seria inviável, querendo ou não, ele obriga o motorista a reduzir a velocidade, o que garante mais segurança para todos”, explicou o inspetor da PRF.

Radar Móvel

No mês de novembro de 2012, a Semtran adquiriu o radar móvel, e repassou para o Pelotão de Trânsito da Ptran, como objetivo de inibir o excesso de velocidade dos condutores, uma das principais causas dos acidentes em Vilhena, além das imprudências. Para adaptação dos condutores, após diversas blitz educativas no município, o aparelho foi efetivado no sistema de fiscalização multando os veículos que excederem a velocidade permitida por lei.

Segundo o Tenenente Bessegatto, da Ptran, a aquisição desse mecanismo é de grande relevância. Apenas em Porto Velho temos um radar móvel semelhante a esse.  O secretário Marcos Zolla frisou que após o levantamento realizado pelos Especialistas de Trânsito de Porto Velho, a população será informada através dos veículos de comunicação.

 [tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.