Câmara aprova criação do Conselho de Promoção de Igualdade Racial

2013-11-19T15:40:48+00:0019 novembro, 2013|

A comunidade afrodescendente de Vilhena tem um motivo a mais para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, festejado nesta quarta-feira, dia 20 de novembro. É que na sessão ordinária de terça-feira, 19, os vereadores aprovaram a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial e agora falta a homologação do Poder Executivo.

Ki-SucoO Conselho é uma antiga reivindicação da comunidade que através da entidade quer a garantia da aplicação dos seus direitos amparados pela Constituição Federal, principalmente no que diz respeito ao combate à discriminação racial: Artigo 5º, inciso XLII: “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível…”.

A aprovação do Conselho vem de encontro à outra vitória, segundo afirmou Odair Belarmino, popular professor Ki-Suco, ao comentar sobre sua participação na 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial ocorrido em Brasília nos dias 05 e 07 de novembro. “Conseguimos aprovar, em Brasília, o Plano Nacional da Capoeira, a profissionalização e aposentadoria dos mestres de capoeira e o ensino da capoeira nas escolas”, destacou o coordenador do Projeto Capoeira na Escola.

Ki-Suco fez parte de uma comitiva de oito pessoas de Rondônia que se uniu com mais 15 mil representantes de todos os estados brasileiros na capital federal. Além de Ki-Suco, Vilhena esteve representado pelo professor Fábio da Unir. As despesas de viagem do professor Ki-Suco foram por conta da secretaria de Assistência Social (Semas).

Programação – O Dia Nacional da Consciência Negra coincide amanhã, 20, com a abertura das comemorações do 36º aniversário do município de Vilhena que terá seu encerramento dia 23 de novembro data da emancipação política administrativa da cidade Clima da Amazônia. Na quarta, 20, vai acontecer a Noite Cultural Afro Brasil. Será no “Kital” do Petisco, avenida 05, bairro Bela Vista, a partir das 20 horas. “O evento é aberto à comunidade em geral que poderá prestigiar apresentações de capoeira, exposição de trabalhos artísticos, fotos, pagode com o grupo De Gandaia e comidas típicas da comunidade afro-brasileira de Vilhena”, finalizou Ki-Suco.

Ribamar Araújo (Assessor de Comunicação/Semas)

Um comentario

  1. Parabéns 19 novembro, 2013 at 8:32 pm

    DEVEMOS ISSO COM CERTEZA AO PROFESSOR KI -SUCO, QUE SEMPRE ACREDITO EM SEU ESPORTE E QUE SEMPRE LUTOU PARA CONQUISTAR O SEU ESPAÇO. JÁ TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM VOCÊ E O SEU TRABALHO É MERECEDOR E DIGNO DE RESPEITO.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br