Eletrobras Distribuição Rondônia dá dicas de segurança nas brincadeiras com pipas

2014-01-16T18:02:43+00:0016 janeiro, 2014|

imageEm época de férias escolares a diversão de muitas crianças é soltar pipa nas ruas, e muitas vezes, sem o devido cuidado. Ainda que seja uma brincadeira saudável, há riscos que devem ser observados para evitar possíveis acidentes e/ou transtornos.

A Eletrobras Distribuição Rondônia dá as dicas, “Se Liga Aí”:

Risco de choque: Nos dias de chuva a brincadeira deve ser deixada de lado. Se estiver relampejando, há o risco de receber uma descarga elétrica. Só faça isso quando o tempo estiver bom. É importante também, ficar atento (a) às antenas, fios eletrônicos ou cabos elétricos. Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
Não faça pipas com papel laminado e prefira lugares abertos, como campos ou parques, para soltar sua pipa;

Risco de atropelamento: Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás, pois pode ter algum veículo trafegando e você não perceber. Não corra no meio das ruas atrás da pipa, você pode ser atropelado. Nunca empine pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, você corre o risco de tropeçar e cair;

Risco de corte com o cerol: Nunca utilize cerol na linha. Além de ser um condutor de eletricidade, ele pode provocar cortes e causar acidentes pelas ruas. Os motoqueiros e ciclistas em geral são as maiores vítimas do cerol. Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio da rede elétrica por causa da rabiola, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para isso.

A Eletrobras Distribuição Rondônia alerta à população e, principalmente, aos pais e mães para ficarem atentos (as) às brincadeiras de soltar pipas, orientando sempre com estas dicas que podem preservar a vida e evitar acidentes.

Assessoria

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.