Idaron fortalece vigilância passiva no Estado

2013-05-07T14:22:43+00:0007 maio, 2013|

Palestra na Assosioção Paulo Freire

Palestra na Assosioção Paulo Freire

            Difundir informação é uma das ações que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) executa para fortalecer a vigilância passiva. Para isto, técnicos da Idaron realizam palestras em diversos locais do Estado, como as proferidas no Dia de Campo Políticas Públicas, no Assentamento Paulo Freire (município de Castanheiras) e na Escola Polo Municipal de Ensino Fundamental Amado Fontes, em Ministro Andreazza.

              O evento na Escola foi uma iniciativa da Unidade da Idaron de Ministro Andreazza e contou com a participação de 120 pessoas, entre alunos e professores. Foram realizadas palestras sobre Febre Aftosa: o que é a doença, quais os sinais clínicos, como combatê-la, Campanha de Vacinação e a importância de imunizar o rebanho e comprovar a vacinação à Idaron.

Palestra em Ministro Andreazza

Palestra em Ministro Andreazza

              Segundo o presidente da Agência Marcelo Henrique Borges, é importante levar informações aos alunos, porque além de repassar aos pais, eles serão futuros pecuaristas e necessitam receber orientação desde cedo para serem produtores rurais instruídos e empenhados a promoverem a sanidade de seus animais.  “Muitos dos alunos que participaram da atividade são filhos de pecuaristas, podendo então a mensagem expandir os portões da escola e entrar na casa de cada um dos participantes atingindo o próprio produtor rural”.

              Já no Assentamento Paulo Freire, 140 pessoas, entre produtores rurais, autoridades e lideranças, participaram do Dia de Campo Políticas Públicas, promovido pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO). Neste evento, os técnicos da Idaron de Nova Brasilândia do Oeste e de Castanheiras palestraram sobre a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, vacinação contra brucelose, raiva em herbívoros e uso correto e seguro de agrotóxicos.

            Para o produtor rural Odair Dias de Souza, estas palestras são de extrema importância por levar conhecimento para a população da zona rural. “Durante este tipo de evento o produtor rural pode acompanhar de perto o trabalho da Idaron e passar a ter a Agência como parceira para melhoria da qualidade de vida de toda a população”.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Texto: Amabile CasarinFotos: Unidades Locais de Nova Brasilândia do Oeste e de Ministro AndreazzaFonte: Unidades Locais de Nova Brasilândia do Oeste e de Ministro Andreazza[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.