Justiça Eleitoral recebe mais de 40 denúncias de propaganda irregular

2018-09-15T13:00:40+00:0015 setembro, 2018|Categories: Notícias|
Justiça Eleitoral recebe mais de 40 denúncias de propaganda irregular 

Justiça Eleitoral explica como o eleitor pode denunciar propaganda irregular

A corrida por votos para as eleições de 2018 tem sido intensa no Vale do Jamari de Rondônia e a Justiça Eleitoral explicou que os eleitores podem denunciar as irregularidades das campanhas de algum candidato.

Durante um evento realizado nesta semana no Fórum Eleitoral de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, foram divulgados que a Justiça Eleitoral recebeu dos eleitores 40 denúncias de propagandas irregulares existentes na região.

Para o analista judiciário, Edgard Manoel Azevedo, o eleitor é peça fundamental para o andamento correto da campanha eleitoral.

“O eleitor é o nosso principal informante quando se trata de propaganda eleitoral, pois ele está nas ruas e acompanha os candidatos no dia a dia. Então, o eleitor que tiver conhecimento de alguma irregularidade ou de alguma propaganda irregular, pode fazer a denúncia em algum dos canais que iremos fiscalizar”, detalhou.

Segundo a Justiça Eleitoral, das 40 denúncias recebidas pelos eleitores, pelo menos 12 dessas denúncias foram constatadas as irregularidades e as equipes de fiscalização tiveram que agir para que regularizassem as propagandas.

As irregularidades podem ser em outdoor, bandeiras, carros de som, panfletagem, adesivação de carros e uso de redes sociais, por exemplo. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), existem três maneiras para o eleitor fazer a denúncia e contribuir com a fiscalização eleitoral. Veja abaixo:

Aplicativo para smartphone

Aplicativo Pardal pode ser baixado gratuitamente nos dispositivos Android e iOS — Foto: Jeferson Carlos/G1

Pelo app ‘Pardal’, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitor conseguirá apontar a propaganda eleitoral irregular e outras atividades ilícitas envolvendo os candidatos ou os partidos. Todas as denúncias recebidas serão fiscalizadas pelas equipes de campo. O aplicativo é gratuito e está compatível com dispositivos Android e iOS.

Internet

Através do site do TRE, o eleitor poderá enviar as denúncias das propagandas irregulares que encontrar. Ele precisará preencher alguns campos com informações da propaganda e anexar uma imagem ou vídeo.

Ligação telefônica

O Disque-Eleição funciona pelo número 0800 148 0148, o cidadão passa as informações informações para a central, que reduzirá a denúncia a texto e repassará a denúncia para as equipes de fiscalização, que se encaminhará até o local no intuito de coibir a propaganda. O canal de atendimento funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

G1 

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br