Ministério autoriza leilão para extração de petróleo e gás natural em Mato Grosso

2014-01-27T23:35:35+00:0027 janeiro, 2014|

baciadoparecisDos 240 blocos que serão ofertados na 12ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a exploração e a produção de petróleo e de gás natural, 14 estão na bacia denominada Parecis, que fica entre os estados de Mato Grosso e Rondônia.

A autorização do Ministério de Minas e Energia foi publicada no Diário Oficial da União e, conforme o documento, o objetivo é “atrair investimentos para regiões ainda pouco conhecidas geologicamente ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, possibilitando o surgimento de novas bacias produtoras de gás natural e de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais”.

A Bacia Parecis compõe a área denominada como “Novas Fronteiras Tecnológicas e do Conhecimento” e, segundo a ANP, tem 13 mil km² de extensão. A reserva a ser explorada tem uma espessura média de 92 metros e está a uma profundidade de 1.5 mil a 2.4 mil metros. O volume de rocha é de 1.196 km³.

A descoberta da bacia petrolífera se deu em 2008. Um estudo mais detalhado a fim de comprovar a descoberta foi iniciado no final de 2009 e início de 2010, com investimento de R$ 59 milhões.

Entre os municípios que receberam os pesquisadores estão Campo Novo dos Parecis, Juína, Sapezal, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Diamantino e Arenápolis. Durante as pesquisas foi constatada exsudação de gás no rio Teles Pires, na região de Lucas do Rio Verde.

Os outros blocos que serão leiloados estão situados nas bacias do Paraná, Parnaíba, Recôncavo, São Francisco, Terra (em Sergipe) e Madre de Dios (no Acre). A data exata do certame ainda não foi definida, mas será para o fim do mês de novembro ou começo de dezembro.

De Sinop – Alexandre Alves

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br