Mortes e acidentes com energia elétrica diminuem em 2012

2013-08-09T11:46:09+00:0009 agosto, 2013|

Entre os quatorzes tipos de ocorrências registradas, a construção e manutenção predial lidera o ranking com 84 mortes, seguida da ligação elétrica clandestina com 35 óbitos

poste-acidente[pullquote]Em 2012, em todo o Brasil, 818 pessoas se acidentaram por contato com os fios da rede das concessionárias de energia elétrica, resultando em 293 mortes.[/pullquote]

[dropcap]O[/dropcap] número de acidentados e mortes representa uma redução em relação a 2011, quando foram registrados 856 e 315, respectivamente. A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e as concessionárias associadas reconhecem a gravidade da situação atual e por isso, em parceria, irão realizar de 12 a 18 de agosto a Vlll Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. A intenção é alcançar cerca de 160 milhões de pessoas em todo o país.

A campanha deste ano tem como slogan Segurança – Escolha a Vida. As distribuidoras montaram uma força-tarefa em seus estados, com divulgação de informações nas contas de luz, palestras educativas em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios na mídia, distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os seis temas selecionados são: instalação de antena de TV, equipamentos agrícolas, soltar pipa/papagaio, construção ou manutenção predial, furto de energia e poda de árvores. Nestes casos, a informação e a conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los é fator decisivo na prevenção.

“Queremos mostrar que a adoção de cuidados simples no cotidiano das pessoas é essencial para evitar acidentes”, destaca o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Ele reforça que a repetição anual da campanha, complementada pelas ações permanentes das distribuidoras, é importante para desenvolver na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Leite lembra que as ações sistemáticas desenvolvidas nos últimos anos, com destaque para as campanhas voltadas a conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica, vêm apresentando bons resultados. “Os dados dos últimos doze anos mostram uma sustentada e significativa redução da taxa de gravidade – de 4,1% ao ano e da taxa de frequência – de 3,7% ao ano” ressalta o presidente da Abradee.

A situação atual

Na busca da universalização, as distribuidoras vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas. Em 1966, apenas 40% da população brasileira eram atendidas pelas redes das concessionárias (seis milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país, são três milhões de quilômetros de rede de distribuição para atender 195 milhões de habitantes, com uma cobertura de 99,3% dos domicílios.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá-los. A partir de 1990, para acompanhar mais de perto essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge implementaram a coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.

Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e vêm repetindo esta mobilização todos os anos. Os resultados são positivos e a população vem reconhecendo o esforço das concessionárias.

A Campanha

Com o slogan Segurança – Escolha a Vida, a intenção da Abradee e de suas distribuidoras é conscientizar a população sobre a sua responsabilidade na prevenção dos acidentes.

Entre as principais dicas da campanha destacam-se:

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: não tente tirar pipas dos fios. Brinque sempre longe da rede elétrica. Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas.

Além desses temas, a Campanha aborda também o tema específico de Utilização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, com a seguinte mensagem: esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO
(RORAIMA, RONDONIA, ALAGOAS, AMAZONAS, PIAUI E ACRE)
As empresas do Grupo Eletrobras se anteciparam na campanha de conscientização, por meio da distribuição de cartilhas e folders desde o mês de abril. Durante os dias 12 a 18 de agosto, as Distribuidoras Eletrobras atuarão com spots nas mídias locais.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Fonte: Abradee[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br