O mutirão referente  a campanha Outubro Rosa começou na manhã dessa quarta-feira 30 de outubro, com atendimento as mulheres que aguardavam a realização da mamografia no município de Vilhena. Essa ação faz parte da mobilização internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, mês oficialmente dedicado a conscientização ao câncer de mama.

DSC_0912O Prefeito Zé Rover e o Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, juntos sensibilizados e preocupados com a grande procura e solicitações de mamografias no município, decidiram encerrar a campanha em Vilhena com chave de ouro, zerando a fila de espera.

A Central de Regulação está fazendo contato com todas as mulheres que estão agendadas para mamografia. A abertura aconteceu nessa quarta-feira 30 de outubro, e deve se estender até zerar a fila, essa é a proposta da Secretaria Municipal de Saúde-Semus. A solenidade que marcou a abertura dos trabalhos contou com a presença da primeira dama e secretária de Assistência Social, Lizangela Rover, já que os exames tem sido realizados no Centro de Atendimento ao Idoso (CATI).

 Aproximadamente 80 mamografias, e 30 preventivos de colo de câncer de útero serão realizados por dia, segundo a Secretaria de Saúde. A estimativa é de que pelo menos 800 mamografias serão feitas nos próximos dias.

Para a vilhenense Inair Tereza Zanardi, de 47 anos que já tinha sua mamografia agendada, a iniciativa e a preocupação da prefeitura em agilizar e diminuir a fila de espera para a mamografia foi uma excelente ideia. “Essa atitude dos nossos governantes facilitou a vida das vilhenenses que aguardavam o exame, e agora não precisarão se preocupar com o deslocamento para a realização do exame, isso é maravilhoso”.

Dona Inair contou que é uma mulher atenta e prevenida, realizando anualmente o preventivo de colo de útero e mamografia. “Na minha família já existe um histórico de câncer de garganta e de colo de útero por essa razão desde os 40 anos faço o acompanhamento anual. Já tive algumas complicações no útero por isso não descuido de maneira alguma, e oriento outras mulheres dando informações e esclarecimentos sobre essa e outros doenças. Na Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei eu fui a primeira paciente a realizar o exame de preventivo oferecido pela Secretaria de Saúde, referente ao Outubro Rosa”, comentou feliz porque hoje já fará a mamografia agendada.

O prefeito Rover enfatizou a importância de zerar a fila de espera, as mulheres terão um diagnóstico precoce e diminuirá a angústia da fila de espera pelo exame. Aproveitando o mutirão, a Secretaria de Saúde deslocará uma equipe técnica para coleta de preventivo de câncer de colo de útero e um médico ginecologista, para orientar as mulheres com possíveis alterações detectadas.

“Estamos atentos às necessidades da população, principalmente das mulheres, compreendendo que tanto o câncer de mama como o do colo de útero, tem ceifado centenas de mulheres”, finalizou Rover, ao enfatizar que o alvo é gerar mulheres conscientes que façam anualmente o preventivo de colo de útero e alto exame de mama, medidas preventivas que fazem toda diferença.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]