Prefeitura, Aciv e Sebrae comemoram sucesso do 1º Seminário de Compras Públicas

2013-08-16T15:50:53+00:0016 agosto, 2013|

O 1º Seminário de Compras Públicas ocorreu na noite de ontem (15), no auditório do Sebrae com a participação de mais de trinta empresas locais.

Mais de 30 empresas participaram do encontro

Mais de 30 empresas participaram do encontro

[dropcap]F[/dropcap]ruto da parceria entre prefeitura de Vilhena através da Casa do Empreendedor, Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIV) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) o evento teve como foco ampliar a participação das micro e pequenas empresas locais nas discussões sobre o fornecimento de mercadorias para o setor público.

A palestra principal foi ministrada por Emerson Ciof, coordenador da Comissão Permanente de Licitação (CPL) que abordou entre outros temas os aspectos gerais de licitações; regras básicas licitatórias; pregão presencial e eletrônico. “É importante entender porque as licitações acontecem, quais os procedimentos e cuidados do pregoeiro na compra de bens e execução de serviços, e principalmente os amparos legais”, explicou.

Os empresários interagiram durante toda a palestra com foco no esclarecimento das dúvidas sobre especificações de produtos, características dos editais e manuseio do sistema operacional.

De acordo com Eliar Negri, secretário da Semtic, o objetivo da Casa do Empreendedor em propor capacitações como este Seminário, é fortalecer o comércio local e diminuir a burocracia. “Conhecer como funciona o processo de compras nos órgão públicos é muito importante para as empresas se fortalecerem”, disse.

O anfitrião Davi Correia Caminha, coordenador do Sebrae aproveitou a oportunidade para informar que os empreendedores locais podem solicitar novos encontros voltados ao tema. “Através da Casa do Empreendedor ou diretamente no escritório da regional estaremos sempre buscando atender da melhor forma”, enfatizou.

Durante o evento os representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social de Rondônia e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT/RO) apresentaram aos empresários as informações sobre a viabilidade da exportação na região. Segundo Deusdedi Alves (ECT/RO), o processo é fácil quando a empresa é organizada. “O site da Exporta Fácil está à disposição para consultas, é interessante que Vilhena comece a participar dos processos voltados à área internacional”, disse.

Para o Josemário Secco, presidente da Aciv, este é um momento importante da parceria entre as instituições, onde se busca desmistificar a idéia de compras públicas como algo muito complicado. “A Associação está de portas abertas para o micro e pequeno empreendedor, inclusive incluiremos no site acesso facilitado aos serviços da prefeitura e do Exporta Fácil”, ressaltou.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]

Texto: Suppie Ferreira / Assessoria PMV

Foto: Alice Feres

[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.