Imagem de: Qual fogão comprar: aprenda a escolher o melhor modelo para você

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa. Sem ele, é muito difícil cozinhar boa parte das refeições que fazem parte de uma alimentação equilibrada e saudável. É por isso que é essencial saber escolher qual fogão comprar para a sua casa.

Devo escolher um fogão 4 bocas, um fogão 5 bocas ou um fogão 6 bocas? Devo optar por um fogão elétrico? Posso simplesmente escolher um fogão barato para a minha casa? E o que é cooktop? Afinal de contas, qual o melhor fogão para comprar com o meu dinheiro?

Essas são apenas algumas perguntas que permeiam a mente de quem está pensando em comprar um eletrodoméstico desses. Portanto, neste artigo, vamos tentar trazer a resposta para esses e outros questionamentos. Ficou interessado? Então continue a leitura até o fim!

Qual fogão comprar?

Se você veio aqui atrás de opções de fogões para comprar, temos uma série de artigos especialmente feitos para você:

Agora, se você não sabe exatamente qual fogão comprar, recomendamos que você continue a leitura para descobrir quais são as características que determinam um bom fogão barato para a sua casa.

Quantas bocas o fogão deve ter?

Devo comprar um fogão de 4, 5 ou 6 bocas? Essa é uma dúvida bastante comum e obter a sua resposta é relativamente fácil: depende do uso que você pretende fazer desse eletrodoméstico.

O raciocínio é bem simples: você mora sozinho e cozinha apenas algumas vezes por semana e somente para você? Um fogão 4 bocas provavelmente dará conta do recado. Você tem 4 filhos e precisa cozinhar e esquentar comida todos os dias para esse batalhão? Então um fogão 5 bocas ou um fogão 6 bocas são mais indicados. Analise a sua realidade e tente entender o que você precisa. Embora um fogão de 4 bocas consiga fazer praticamente o mesmo que um de 6, a agilidade proporcionada por mais bocas pode acabar compensando o investimento no longo prazo.

E qual a diferença entre um fogão de 5 e 6 bocas? Nesse caso, a diferença fica por conta da boca central na opção de 5 bocas, que geralmente possui chamas mais intensas. Esse é o aquele lugar onde o alimento precisa ser aquecido ou preparado com maior agilidade, já que o fogo ali é mais intenso.

Além de avaliar a necessidade de bocas extras para o seu fogão, também é recomendado prestar atenção ao espaço que você dispõe para instalá-lo. Há cozinhas que simplesmente não comportam um fogão de 5 ou 6 bocas. Nesse caso, o fogão de 4 bocas é a única opção possível — ou um cooktop.

Cooktop: a questão do forno

Uma alternativa ao fogão que tem ganhado popularidade é o cooktop. Esse eletro nada mais é do que a “parte superior” do fogão, dispensando o forno que fica na parte inferior. Alguém pode estar se perguntando: “Por que eu iria querer me livrar do forno do meu fogão?” A resposta é simples: porque há muitas pessoas que não o utilizam.

Se você não tem costume de fazer assados, bolos e tortas, o forno provavelmente é uma parte do fogão muito pouco utilizada. Na verdade, fazer receitas desse tipo é a principal utilidade do forno. É por isso que muitos acabam optando por instalar um cooktop em suas cozinhas.

Contudo, esse não é o único motivo. Além de servir àqueles que não utilizam o forno, o cooktop também é indicado para quem quer comprar um forno à parte, um mais poderoso e competente.

O tamanho do forno

Se investir em um forno à parte não é uma opção para você, recomenda-se ao menos que você pesquise muito bem a capacidade do forno do seu fogão antes de comprar. Se é costume preparar assados, bolos e tortas grandes, um forno pequeno não vai atender muito bem as suas expectativas.

A capacidade do forno é medida em litros e geralmente pode variar de 50 a quase 100 litros. É fácil perceber que o tamanho do forno vai depender do tamanho do fogão. Porém, vale a pena ficar atento pois alguns fogões possuem dois tipos de fornos diferentes: um elétrico e outro a gás.

Outras características importantes

Além de determinar a quantidade de bocas e a necessidade do forno, outros detalhes precisam ser avaliados na hora de comprar um fogão. O material usado na construção do eletro pode fazer toda a diferença, especialmente se você quer um produto que combine com o seu ambiente, que transmita elegância ou que seja fácil de limpar.

É possível encontrar um fogão que reúna todas essas características, ao passo que também é possível achar um fogão que somente seja fácil de limpar, mas que tenha um visual mais modesto. Jamais deve-se comprar um fogão apenas pela aparência, mas pode ser desejo do comprador combinar o visual do eletro com os outros aparelhos da casa, como a geladeira, o forno e outros eletrodomésticos.

Outra característica importante: será que o fogão possui um consumo de energia (tanto elétrica como de gás) aceitável? Hoje boa parte dos eletrodomésticos já tem investido em tecnologias para aprimorarem o consumo. Contudo, pode ser que você encontre modelos que não possuem uma certificação nesse sentido – como o Selo Procel. Se esse for o caso, fuja desses modelos!

Qual marca de fogão escolher?

Uma vez que você determinou todas as características do seu fogão, chegou a hora de escolher a marca. Afinal, será que qualquer marca serve?

No mercado atual, temos marcas de qualidade trazendo opções de eletro que raramente desagradam os consumidores. Quando há algum descontentamento, geralmente isso acontece porque o comprador não entendeu o público-alvo daquele produto ou porque ele não pesquisou muito bem as características do fogão.

Sendo assim, as seguintes marcas são recomendadas se você está procurando um fogão barato e novo para a sua casa:

  • Brastemp
  • Electrolux
  • Consuel
  • Mueller
  • Atlas
  • Esmaltec
  • Itatiaia
  • Fisher (para cooktop)

Outra recomendação interessante relacionado às marcas é avaliar a sua reputação e os casos recentes de reclamação no site Reclame Aqui.

Afinal, qual fogão comprar?

Com base nas informações expostas neste artigo, acreditamos ser perfeitamente possível determinar qual fogão comprar para a sua casa. Além disso, se você já definiu qual é o seu modelo ideal de fogão, recomendamos fortemente que você confira as nossas matérias com algumas recomendações:

TecMundo