A Sicoob Credisul incorporou neste sábado, 1º de fevereiro de 2020, a Sicoob Portocredi e consolidou a marca já conquistada antes de ser a maior cooperativa do Norte do Brasil e a 6ª maior de todo o sistema Sicoob. Com a fusão, a Sicoob Credisul chegou próximo a R$ 2 bilhões de ativos, 38 mil cooperados e 38 pontos de atendimentos nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso. Esta é a quarta incorporação já feita pela Sicoob Credisul que completou 20 anos de fundação em novembro do ano passado.

O processo de fusão com a Portocredi, com sede administrativa em Porto Velho (RO), foi iniciado ainda em 2019. No dia 9 de novembro, a proposta de incorporação entrou em pauta na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Sicoob Credisul e foi discutida pelos delegados. A oficialização aconteceu no sábado, 1º de fevereiro, na AGE conjunta com delegados da Credisul e Portocredi, realizada em Porto Velho (RO). A partir dessa segunda-feira, 3 de fevereiro, todas as unidades da Portocredi já abriram normalmente como Sicoob Credisul.

Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul, afirma que esta é a maior incorporação já feita pela cooperativa. “Entramos na terceira capital, já estávamos em Cuiabá, Rio Branco e agora em Porto Velho”, disse.

Segundo Saúgo, com a chegada da cooperativa na região de Porto Velho, onde existe uma forte aptidão para a pecuária, a Sicoob Credisul terá uma área de abrangência ainda mais heterogênia, pois, na região do Cone Sul de Rondônia e BR-163, a cooperativa já atua com uma forte infiltração na agricultura e também com uma grande participação da PJ (Pessoa Jurídica) e PF (pessoa física) nas capitais.

“Isso mostra heterogeneidade da nossa carteira e ajuda significantemente a diluir o risco, além da grande possibilidade de crescimento. É fundamental para o sistema financeiro ganhar escala e aumentar base de cooperados. A Sicoob Credisul contribui significantemente para o crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil com essa incorporação”, afirmou Saúgo.

Aline Rayane de Mattos
Departamento de Marketing, Comunicação e Projetos Especiais