DSC_0520-(1)[dropcap]A[/dropcap] Secretaria Municipal de Assistência Social de Vilhena começou uma campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira dama Lizângela Rover, acompanhada pelo corpo de psicólogas e assistentes sociais, está visitando os veículos de comunicação para dar ampla divulgação aos serviços desenvolvidos no município.

Conforme explicou Lizângela, durante participação no Programa Alerta Geral, da TV Band, Pit Stop de conscientização está previsto para ocorrer em vários pontos, inclusive na BR-364. Além disso, há um circuito de atividades que serão realizadas durante a semana. “O dia de combate à violência e exploração sexual infantil, ocorreu em 18 de maio, mas aqui em Vilhena estamos realizando toda a semana de atividades”, destacou.

A medida visa conscientizar as famílias da importância em denunciar e procurar tratamento quando esse tipo de situação ocorre. Existe o disque denúncia 100, que é nacional e a chamada pode ser originada de qualquer telefone. Nesses casos, a denúncia vai direto para a Promotoria. “Mas, em Vilhena temos também o Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sevaesca), que funciona no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e que se destina para atender não só as crianças e adolescentes vítimas, mas também a família envolvida”, enfatizou a psicóloga Letícia Santi.

No Programa, é fornecido à criança atendimento psicológico, acompanhamento de assistentes sociais, pedagogos e até atendimento jurídico para a família, quando há necessidade. Em caso de vulnerabilidade social, há crianças também que são recolhidas para o abrigo. “O poder público oferece o suporte para garantir os direitos da criança e do adolescente, mas essa tem que ser uma luta da sociedade, se trata de combate a um mal que destrói a vida de muitos menores e de muitas famílias”, argumentou a primeira dama.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]