imageAs inscrições para o 4º Prêmio MPRO de Jornalismo estarão abertas a partir de segunda-feira, dia de 20 de outubro, até o dia 21 de novembro de 2014. Podem ser inscritas matérias jornalísticas que envolvam as ações desenvolvidas pelo Ministério Público de Rondônia em defesa da sociedade, divulgadas em rádios, jornais, TVs e sites no período de 1º de novembro de 2013 a 21 de novembro de 2014.

O lançamento oficial do prêmio será nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, às 9 horas, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia, com a presença da vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Maria José Braga, que vai proferir palestra com o tema “O Ministério Público como fonte para o jornalismo”.

O 4º Prêmio MPRO de Jornalismo premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas ao tema “O Ministério Público do Estado de Rondônia como Defensor da Sociedade”, centradas em suas diversas áreas de atuação: infância, meio ambiente, combate às organizações criminosas, educação, entre outras.

O Edital 018/2014, com as normas do Prêmio, foi publicado no Diário Oficial da Justiça, no dia 26 de junho de 2014, e está disponível no portal da Instituição no endereço www.mpro.mp.br. Este ano, o prêmio traz algumas novidades: além da premiação dos trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, On-line, Telejornalismo e Radiojornalismo, foi criada a categoria Destaque Acadêmico, direcionada a estudantes da área de Comunicação. Também foi instituído o Grande Prêmio MPRO de Jornalismo, que vai premiar com R$ 8 mil, além de troféu e certificado, o trabalho com a maior nota entre todas as categorias.

A premiação por categoria será de R$ 3 mil, além de troféu e certificado. Para a categoria Destaque Acadêmico, não haverá premiação em dinheiro, apenas troféu e certificado. A comissão julgadora do Prêmio é formada por membros do Ministério Público do Estado de Rondônia – Promotores e Procuradores de Justiça – e jornalistas.

Fonte: Ascom MPRO