Aeronáutica realiza troca de comando em aniversário de 13 anos

2014-01-08T18:25:57+00:0008 janeiro, 2014|

A passagem de comando acontece a cada 2 anos

Felix (à esquerda) deixa o comando para Almeida (direita)

Felix (à esquerda) deixa o comando para Almeida (direita)

Nesta quarta-feira (8), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena realizou o evento de passagem de Comando, do Cap. Especialista da Aeronáutica em Comunicações Ricardo Luiz da Costa Felix para o Cap. Especialista da Aeronáutica em Comunicações Sérgio Cabral de Almeida. Na ocasião, também foram procedidos atos para rememorar e marcar os 13 anos de existência do Destacamento.

DSCN1205Houve homenagem e descerramento de quadros de militares que se destacaram como padrões no período 2013. Entrega de Comenda “Amigos do DTCEA-VH 2013”. Formatura de Passagem de Comando. Entrega de buquês às esposas dos Comandantes Substituído e Substituto e descerramento da foto do Comandante substituído.

Estiveram presentes, o Prefeito de Vilhena, José Luiz Rover, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Comandante da Coordenadoria Regional de Policiamento, Comandante do 3º BPM, dentre outros.

HISTÓRICO RESUMIDO DO DTCEA-VH

            O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena é uma Organização militar do Comando da Aeronáutica (Ministério da Defesa), subordinada ao  Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo  (CINDACTA IV), sediado em Manaus.

            Foi ativado pela Portaria n°728/GC3, de 11 de novembro de 1999, com a denominação de Destacamento de Proteção ao Voo, Detecção e Telecomunicações de Vilhena  e iniciou suas atividades em 08 de janeiro de 2001, data em que se comemora o aniversário da Unidade.

            Posteriormente, a Portaria nº 183/GC3, de 27 de fevereiro de 2003, estabeleceu que, a partir de 07 de março daquele ano, a Unidade passaria a se chamar Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH).

DSCN1198MISSÃO

            O DTCEA-VH provê serviços de detecção e controle de aeronaves que circulam no espaço aéreo nas imediações de Vilhena por  meio de RADARES de rota primário e secundário. Possibilita ainda a comunicação entre aeronaves e operadores de solo, por meio de sistemas de telecomunicações em VHF e UHF.

            A missão precípua do Destacamento é, portanto, a manutenção da operacionalidades dos citados equipamentos e seus sistemas na localidade de Vilhena.

EFETIVO

            Para cumprir sua missão, a Unidade conta com um efetivo que atua em atividades técnicas, administrativas e de gestão.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

            Manutenção dos equipamentos técnicos relativos ao Controle do Espaço Aéreo no sítio de Vilhena: uma equipe formada por técnicos em eletrônica, eletromecânica e eletricidade efetua manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos do Destacamento;

           Serviços Administrativos: atendimento às exigências das legislações pertinentes e às demandas das instâncias superiores, além de apoio aos militares e seus familiares, posto entendermos ser o homem o principal elemento de nosso sistema;

            Apoio ao Destacamento de Aeronáutica de Vilhena – DSTAE-VH: o Destacamento apoia o recém-criado Destacamento de Aeronáutica de Vilhena (precursor da futura Base Aérea de Vilhena), Unidade subordinada ao Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR 7- Manaus), cuja missão é a manutenção, a segurança e a defesa da área patrimonial da União sob responsabilidade da Aeronáutica em Vilhena; e

            Atividades diversas, peculiares à vida militar e ao cumprimento da missão local: formaturas diárias, educação física, patrulha na área patrimonial, serviços de guarda e segurança, instruções diversas, palestras educativas para o efetivo, dentre outras.

Por Hernán Lagos
Com informações da Assessoria

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.