CONSELHO-TUTELARCarta aberta à imprensa

Assunto: Pleito eleitoral para a escolha dos Conselheiros Tutelares de acordo com o Edital nº 02 de abril de 2015.

Primando pela lisura e transparência do processo de habilitação para a eleição dos Conselheiros Tutelares sob a responsabilidade do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ocorrido no dia 16 de agosto do ano em curso no qual a comissão eleitoral identificou procedimento irregular involuntário e que tomou conotação indevida de beneficiamento a candidata; a comissão decidiu por cancelar a prova em questão e não desabilitar a candidata, uma vez que não incorreu em nenhum ilícito e apenas atendeu a convocação dos aplicadores da prova.

Fato este amplamente divulgado e com o consentimento dos candidatos ainda presentes na sala, demonstrando compromisso único e exclusivo com a transparência do Pleito.

A conotação dada pela mídia aponta para possibilidade de benefício de candidatos e que aqui esclarecemos se deu apenas para a identificação completa com o nome e RG uma vez que a mesma havia assinado de forma legível e por extenso, o que possibilitou sua identificação pelos aplicadores da prova. As matérias divulgadas levam a crer que a candidata possa ter alterado respostas e gabaritos, o que não ocorreu e foi testemunhado pelos candidatos que ainda permaneceram na sala.

Demonstrando comprometimento com a seriedade do pleito e o respeito aos questionamentos e recursos apresentados, a Comissão cancelou a prova, que foi reaplicada no dia 30 de agosto e cujo resultado será validado pelo CMDCA em virtude de ter transcorrido normalmente.

Esclarecemos ainda que todos os procedimentos adotados pela comissão eleitoral foram informados ao Ministério Público Estadual, que tem acompanhado todas as questões advindas da aplicação das provas de habitação dos candidatos. Informamos, ainda, que a escolha definitiva dos Conselheiros Tutelares dar-se-á pela comunidade vilhenense mediante votação direta no próximo dia 04 de outubro de 2015.

SAMOEL VIEIRA

Presidente.

CMDCA – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
AV. PRESIDENTE NASSER Nº 470. BAIRRO JARDIM AMÉRICA
E-mail: [email protected]