Leia a coluna “Balaio do Cobra”: Haja veneno!!!! Assembleia legislativa: três pré-candidatos e nenhum destino

2013-10-02T10:21:19+00:0010 setembro, 2013|Categories: Coluna, Em foco|Tags: , |

cobra-kamaOlá caros amigos leitores peço permissão para tirar um pouco de seu tempo que para você deve ser muito precioso. Quero em primeiro lugar agradecer a Deus por tudo que tem feito em nossas vidas, segundo agradeço ao meu amigo Hernán Lagos por acreditar em nosso trabalho e nos conceder este espaço para escrever algumas linhas referentes ao nosso meio político.

Amigos; digo explico e simplifico, depois de ter aliviado vocês com minhas “escrepancias” políticas, venho através de este site levar informações em uma forma que vocês só verão e lerão aqui, se é que vocês terão coragem de saber o outro lado dos fatos ocorridos nos meios políticos do nosso estado de Rondônia.

Para começar vamos falar do vizinho município de Chupinguaia, um dos mais ricos na pecuária e no plantio de grãos, graças a estes quesitos o município sempre tem chamado atenção no cenário político. Desta vez vamos falar da política local: fatos que chamaram a atenção nos últimos tempos foram a reeleição de Wanderlei do Corgão ex-presidente do legislativo municipal e Roberto Ferreira Pinto que foi eleito em uma situação que não é muito aconchegante.

Wanderlei que tem um grande conhecimento político é um ótimo estrategista em ganhar eleições, está em seu quarto mandato como vereador enquanto Roberto só tem dois. No primeiro mandato Roberto ficou com a última vaga de vereador de sua coligação, mas em uma pesquisa realizada pelo instituto IRPE ele apareceu como o vereador mais atuante de Chupinguaia, com mais de 40% em 400 entrevistados na sede e distritos.

Ainda o IRPE revelou ainda números referentes a prefeitos e informou que o prefeito de Chupinguaia atingiu o percentual de aproximadamente 40% de aprovação nestes primeiros meses de seu segundo mandato. Para alguns analistas políticos Palhari se encaixa ainda dentro de um numeral não muito ruim, pois estes primeiros seis meses têm sido um desafio para qualquer prefeito do Brasil, Palhari está ainda entre os que têm trabalhado em cima de contenções de despesas, tendo até mesmo que cortar na própria carne.

Vamos aos fatos ambos são pré-candidatos a deputado estadual, em um colégio de menos de seis mil votos eles arriscam o conhecimento em outras regiões onde são bem conhecidos. Por outro lado aparece um terceiro postulante à vaga no legislativo estadual, trata-se do pecuarista Vilson dos Santos ou da (MARTENDAL), ou até mesmo a federal ele me revelou categoricamente que uma das duas é certa, tanto que filiou-se no PP em Rolim de Moura no último domingo. Caso que chama acatenção é que Chupinguaia nunca teve candidato a deputado, sempre foi representado por candidatos de fora. Vamos aguardar para ver qual dos três terão coragem de disputar uma das vinte quatro vagas. Eu chuto que nem um terá coragem.

E agora quem poderá me defender, este deverá ser o pensamento do deputado Natan Donadon lá no presídio da Papuda em Brasília. Natan não deve mesmo escapar da cassação nos próximos dias, pois o pacote foi devolvido para a justiça e ela terá que desembrulhar como se fosse uma bomba relógio que o detonador está nas mãos dos sei lá quem.

Posse de Amir Lando; declarações dão conta que Lando já chegou chegando na contramão da casa, além de chegar pela janela ele foi completamente a favor do voto aberto e não secreto. O que Lando esqueceu é que Cassol também poderá passar pelo mesmo processo e que depois dele será a vez de Raupp, presidente nacional do PMDB, partido que Amir faz parte. Ainda sobre Lando, ele não pode nem pensar em passar perto do gabinete do senador Fernando Collor de Malo, pois foi Lando o relator do processo que cassou o então presidente de república.

Duvido se acerto que a política de Vilhena vai dar uma reviravolta que nem o Papa Francisco terá coragem de acreditar, mais quem já viu Cassol e Melki no mesmo palanque, não se surpreendam em ver Rover e Luizinho sendo fotografados pelos amigos Vicente Moreira e Wilmer Borges, pois um é da assessoria de Rover e o outro de Luizinho. Muitas pessoas por aí dizem que não, pessoas ligadas aos dois grupos dão conta que Cassol e Confúcio estão quase disputando os dois no tapa, pois quem está rindo à toa é o vereador Carmozino que já está em pré-campanha para ajudar o ex-deputado Ezequiel Neiva (PMDB) de Cerejeiras.

Por falar em Cerejeiras, quem anda passando uns bocados é meu grande amigo Kleber Calixto que depois que voltou a ser um cidadão comum passou a se deparar com inúmeros processos oriundos de seus dois mandatos como prefeito. Ele vinha ensaiando uma possível candidatura a deputado federal, Kleber teria uma grande chance de ser um dos substitutos de Donadon. Parece que a coisa pegou um rumo contrário, ele que tem como padrinho político o senador Raupp que também está em maus lençóis.

Dias destes um assessor de um prefeito do Cone-Sul teve a santa maldade em divulgar em um determinado meio de comunicação que os prefeitos da região teriam se reunidos para serem contra uma possível candidatura da primeira dama de Vilhena Lizangela Rover. Pelo que sei o Cone-Sul e formado por sete municípios e acredito que cada um dos prefeitos têm no mínimo a dignidade de falar cada um por si e não um só falar por todos.

Quem está de bem com a vida é a população de Chupinguaia, que recentemente foi contemplada com uma belíssima agência do Sicoob/Credip no distrito de Novo Plano há menos de um mês, o prefeito Vanderlei Palhari esteve presente no evento e disse da importância que é uma agência daquela envergadura para o Distrito.

Além da agencia do Sicoob/Credip, em Novo Plano o prefeito anunciou que nos próximos dias estará sendo inaugurada também a agencia do Banco do Brasil na sede do município, o evento contará com a presença de várias autoridades municipais, estaduais, federais e o superintendente do BB, além de empresários e agropecuaristas de toda região.

Ninguém pode chegar a lugar algum se for através da desgraça alheia, mais quero mencionar o nome do Dr. Cezar Stefanes que foi quem defendeu Natan nos últimos dias. Cezar se tornou um dos advogados mais citados nos bastidores da política rondoniense. Em contato com por telefone ele disse que não viu seu caso (Natan) como advogado, mais sim como um ser humano que precisava de amigos por perto, para dar lhe conforto e lhe dizer uma palavra amiga e de esperança. Cezar hoje se torna um dos mais conhecidos Advogados do estado de Rondônia.

O prefeito José Luiz Rover tem se destacado como o prefeito que mais tem buscado recursos para o município, para o prefeito não foi fácil, mas graças à vontade de trabalhar pelo povo, nem vemos muitos obstáculos, pois amizade é um ponto chave, onde não tínhamos amigos procuramos fazer. Tanto em Porto Velho como na capital federal os corredores já têm as marcas de nossos sapatos, pois para buscar recursos não podemos cochilar se não os recursos tomam outros destinos.

Troca- troca de secretários, nos últimos dias várias secretarias municipais de do Cone-Sul tiveram alterações em seus comandos. Em Chupinguaia ouve mudanças no Planejamento, Administração e Obras, mas a mudança que chamou mais atenção aconteceu em Vilhena. No início deste mês Arlindo de Souza Filho foi substituído pela ex-secretária de educação de Confúcio Moura, quando o mesmo era prefeito de Ariquemes, caso da mudança não sabemos ainda mais deve ter algo haver com alguma lei que está em execução. Vamos aguardar.

Galera por hoje é só, poderei voltar a qualquer hora e minutos de lugar conhecidamente desconhecido, caso você não tenha gostado pode aqui deixar seu recado, pois estamos abertos para analisar cada um, se caso vermos que você tem ou não razão: nos assim publicamos. Chuta que é makumba fuuuiiiiii

Por: Luiz Henrique

Edição: 0001/09/09/013

 [print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br