Ministério Público recomenda fechamento do “lixão” de Vilhena

2013-08-22T17:59:56+00:0022 agosto, 2013|Categories: Em foco|Tags: , , |

LIXAO[dropcap]O[/dropcap] Ministério Público do Estado de Rondônia expediu recomendação ao município de Vilhena para que se encerre, imediatamente, a queima de lixo da cidade no lixão municipal e, em 90 dias, o descarregamento de resíduos no local. Após esse prazo, o município deverá promover o fechamento do “lixão” em virtude do dano ambiental e das concentrações de poluentes no ar, uma vez que os moradores da região estão correndo sério risco para a saúde.

A recomendação foi expedida pelo Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, o qual estabeleceu um prazo de 120 dias para que o município elabore um projeto, com apoio de assessoria técnica especializada, que defina os custos e cronograma para implementação das medidas de recuperação e requalificação da área, conforme explicitado por Relatório Circunstanciado da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O relatório da Sedam apontou que a área apresenta uma série de danos em diferentes pontos em razão da instalação do lixão. Os moradores da área, em reunião no dia 14 de agosto deste ano, na sede da Promotoria de Justiça de Vilhena, expressaram sua indignação pelo fato de a prefeitura continuar descarregando todo o lixo da cidade no local, e o lixão continuar ocasionando sérios problemas de saúde, principalmente por causa da fumaça tóxica, o que levou à suspensão das aulas dos alunos do Estudo de Jovens e Adultos (EJA).

Em vistoria realizada “in loco” no dia 30 de julho de 2013, para averiguação de denúncia de queima no lixão no municipal, foram vistos dois caminhões-caçamba realizando a descarga de lixo em local onde já existia fogo. O lixão, de acordo com a Promotoria, encontra-se em total processo de queima e com catadores de lixo para reciclagem inalando fumaça tóxica. A fumaça do lixão vem atingindo inclusive a BR 364 e incomodando também os chacareiros da região.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Fonte: Ascom MPRO[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br