O presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais de Rondônia (SINJOR), Carlos Alencar, foi um dos palestrantes da manhã desta sexta-feira, 11, no I Encontro dos Comunicadores do Cone Sul, realizado no auditório da Câmara de Vilhena.

carlos-alencarCarlos Alencar, que exerce a profissão há mais de 30 anos e está  à frente do sindicato pela terceira vez consecutiva, fez uma avaliação dos profissionais de Comunicação do Cone Sul. Segundo ele, o SINJOR vê a imprensa desta região como a mais pujante do interior do Estado de Rondônia.

Alencar explicou que o destaque notório da imprensa do Cone Sul deve-se a que existem profissionais atuantes, dedicados e que as atividades melhoraram após a implantação do curso de jornalismo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de Vilhena. “Parâmetros técnicos fazem a diferença nos profissionais do Cone Sul”, frisou.

Entre outros assuntos, Alencar falou das ações do SINJOR para o fortalecimento da classe e a não exigência do diploma de jornalismo para exercer a profissão. “Esta questão está sendo analisada no Supremo e as entidades representativas, como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), pressionam deputados e senadores para aprovar a Lei que exija o diploma como requisito principal para exercer o jornalismo. Acredito que isto seja votado em breve no Congresso”, explicou.

Com relação à categoria, Alencar afirmou que o SINJOR está buscando soluções para os associados, e cogitou a possibilidade de anistia para associados inadimplentes com a entidade. “Vamos eleger delegados nos municípios polos de Rondônia e Vilhena é um deles. O nosso intuito é nos aproximar mais dos jornalistas e buscar soluções para a categoria”, ressaltou.

Alencar concluiu sua fala parabenizando o presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, Junior Donadon, pela realização do evento que ficará registrado na história do interior de Rondônia.

Além de jornalista, Carlos Alencar é advogado, com especialidade na área criminal. É também radialista. Na sua vida profissional, passou por importantes veículos de comunicação do Estado, como a TV Rondônia, Rádio “El Dorado”, em Porto Velho e exerceu o cargo de Diretor de Comunicação na Câmara Municipal de Vereadores em Porto Velho.

Assessoria