Pit-stop homenageia vítimas de acidentes de trabalho

2013-05-02T11:06:13+00:0002 maio, 2013|

DSC04198[pullquote]“Esse pit-stop é uma forma de chamarmos atenção da população sobre a luta dos trabalhadores para garantir a segurança do trabalho e a prevenção de doenças ocupacionais”, declarou a coordenadora Susiane.  O CEREST fica localizado na avenida Bezerra de Queiroz, nº 3920, no bairro Jardim América,telefone 3322 4170[/pullquote]

[dropcap]O[/dropcap] CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Vilhena, durante a semana, realizou pit-stop na principal avenida da cidade na Major Amarante com intuito de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril) e também pelo dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho- Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes do Trabalho.

O Cerest em Vilhena foi inaugurado em novembro de 2012, voltado a dar Assistência e Vigilância de forma a congregar e unificar esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador. O Centro de Referencia atua como pólo para os trabalhadores do Cone Sul, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes e doenças relacionadas com o trabalho. A equipe do CEREST Regional de Vilhena é composta por uma equipe multiprofissional: emfermeiro, médico, fisioterapeuta, assistente social e administrativos.

Conforme a coordenadora do CEREST em Vilhena, Susiane Bonfim, as ações desenvolvidas pelo programa é o atendimento individualizado aos trabalhadores, através da equipe multiprofissional, além da promoção de cursos de capacitação e elaboração de material educativo. As ações estão sempre articuladas aos demais serviços da rede SUS, orientando-os e fornecendo retaguarda às suas práticas, de forma que os agravos à saúde, relacionados ao trabalho, possam ser atendidos em todos os níveis de atenção do SUS, de forma integral e hierarquizada.

DSC04222A data – Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, determinado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo a OIT, no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho. 160 milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.

 [tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br