Alfabetização na idade Certa: 4º Encontro de Formação do PNAIC acontece em Vilhena

2013-09-18T09:21:08+00:0018 setembro, 2013|Categories: Educação|Tags: |

A meta é que os alunos estejam alfabetizados até os oito anos de idade

Estão presentes os representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi

Estão presentes os representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi

[dropcap]A[/dropcap] prefeitura de Vilhena através da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou nos dias 09, 10 e 11 de setembro o 4ª Encontro de Formação com os Orientadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A carga horária oferecida é de 30 horas.

Segundo o secretário de educação, José Arrigo, Vilhena como município polo atende mensalmente representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização/letramento e matemática, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Para o prefeito Zé Rover, essa formação contribui para a melhoria na educação através do fortalecimento dos professores, “é uma das grandes estratégias na melhoria da qualidade de ensino, beneficiando principalmente os alunos”, ressaltou.

Este encontro tem como tema “O planejamento da alfabetização integrando diferentes áreas do conhecimento, projetos e as seqüências didáticas”; além do enfoque sobre a “Heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização”.

O município fez a adesão no mês de outubro de 2012 e conta com a participação de 103 professores alfabetizadores cadastrados na formação, sendo que, para professores o encontro acontece esta semana com encerramento previsto para o dia 19 de setembro. Para atender o número de professores foram cadastrados 04 Orientadores de Estudo: Deusodete Rita Aimi, Marinalva do Vale, Amanda Espíndula Areval e Wanderley Ricardo Campos, além da coordenadora municipal do Pacto Keila Barroso.

O PACTO:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano no Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora municipal do Pacto, Keila Barroso, para os professores alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano) o curso é presencial, com duração de 2 anos. Já os orientadores de estudo serão contemplados com 200 horas de formação ministradas pela formadora Milena Magalhães e a Supervisora Lilian Reichert Coelho da Universidade Federal de Rondônia – Campus Vilhena. “Cada professor alfabetizador recebe uma bolsa de estudo originária do MEC, no valor de R$ 200 mensais para participarem da formação do Pacto”, complementou.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br