Alunos do AEE comemoram no cinema a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

2013-08-30T12:08:19+00:0030 agosto, 2013|

cinema-(2)Na tarde de ontem (29) os alunos matriculados no Atendimento Especializado (AEE) da rede municipal de educação, comemoram em uma sessão de cinema a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Mais de cem alunos assistiram o filme Turbo, acompanhados de pais e professores.

Anualmente várias atividades são realizadas no período de 21 a 28 de agosto, em alusão a busca da conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência.

Segundo a coordenadora do departamento de educação especial da Semed, Roziléia Campos, sabe-se que a inserção das pessoas com deficiência na sociedade brasileira ainda é cheia de obstáculos. Por isso é preciso mobilizar e comemorar para que mais avanços sejam alcançados.

Desde sua instituição, em 1984, a Semana é promovida anualmente, mas anteriormente usava-se o nome de Semana do Excepcional, pois no inicio do movimento não haviam datas dedicadas à pessoa com deficiência, então essa semana englobava atividades dedicadas às pessoas com diversos tipos de deficiência. A partir de 2010 o nome foi alterado para Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender idéias abstratas (como metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas como, por exemplo, as ações de autocuidado.

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente – sejam intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Texto e fotos: Suppie Ferreira (Semed / Vilhena)[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br