Professor Pascoal de Aguiar Gomes, o autor

Professor Pascoal de Aguiar Gomes, o autor

[pullquote]A Associação Vilhenense de Letras fez a cerimônia de lançamento do livro na sala de convenção do Hotel Mirage. A obra poderá ser adquirida na livraria Café & Letras pelo preço de R$37,00.[/pullquote]

[dropcap]L[/dropcap]ivro “A educação escolar no Território Federal do Guaporé 1943-1956” é resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, tendo como objetivo a análise da implantação, a organização e o desenvolvimento da educação escolar em Rondônia. No decorrer do trabalho foram recuperadas fontes documentais de grande valor histórico, como legislação educacional, portarias, a instrução normativa, regimentos, dados do IBGE, além de relatórios.

DSCN0313O período escolhido (1943-1956) justifica-se porque o território foi formado em 1943 com terras dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso, chamado assim até 1956, quando mudou para Território Federal de Rondônia.

DSCN0320O escrutínio da documentação da época mostra que os dirigentes do novo território enfrentaram dificuldades para construir o sistema educacional, já que até 1943, a região era fragmentada e dividida entre as legislações educacionais dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso.

[tabs]

[tab title=”Rondônia em pauta”]Autor e fotos: Nano Labajos[/tab]
[/tabs]