Começa a etapa municipal da CONAE em Vilhena

2013-05-30T21:54:43+00:0030 maio, 2013|

Discussões realizadas nos dias 28 e 29 de maio vão nortear a etapa nacional em 2014

Participam vários órgãos ligados à educação, Ministério Público, Ong’s e outros segmentos da sociedade

Participam vários órgãos ligados à educação, Ministério Público, Ong’s e outros segmentos da sociedade

[dropcap]A[/dropcap] solenidade de abertura da Conferência Municipal de Educação – CONAE/ Vilhena organizada pela secretaria municipal de educação em parceria com a Seduc, Sintero, Unir, IFRO e CME, ontem , 28 de maio no salão da Associação Comercial e Industrial de Vilhena – ACIV. O objetivo do evento, que conta com a participação de quase duzentas pessoas, é discutir a construção de um novo sistema de educação nacional, levando propostas para a fase estadual da Conferência que ocorrerá no segundo semestre deste ano em Porto Velho.

A solenidade contou, além dos órgãos já citados, com a participação do Ministério Público, Ong’s e outros segmentos da sociedade que juntos realizaram a leitura e aprovação do Regimento Interno da fase municipal da CONAE/Vilhena. Posteriormente as apresentações foram ministradas palestras sobre os Eixos Temáticos, as atividades ocorrerão até às 18h do dia 29 de maio com a solenidade de encerramento.

conae-(2)O secretário adjunto da Semed, Edmar dos Santos Pereira, representando o presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, José Arrigo (secretário municipal de educação) explicou que a Conferência possibilita a construção de uma política pública educacional por meio da participação da sociedade civil. “Esse é um momento único e agradeço o interesse todos os participantes que passam a ser protagonistas do processo de construção da educação nacional”, afirmou.

Segundo a promotora de justiça Yara Travalon, inevitavelmente o Ministério Público precisa estar envolvido na educação, pois através dela se constroem cidadãos conscientes, “somos parceiros para melhorar a nossa realidade”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da SEMED, professora Iara Verdi de Assis, a participação da comunidade é essencial para o sucesso do evento. “O envolvimento da equipe técnica, dos gestores e educadores, por meio de reuniões com a comunidade escolar, foi o que possibilitou as discussões e análise dos documentos nas escolas e a proposição de alterações ora apresentadas”. Ela ressaltou que o número de participantes é expressivo e que os representantes dos segmentos presentes trazem os anseios da comunidade representada.

Representando o prefeito José Luiz Rover, a primeira dama Lizangela Rover (secretária de assistência social) também esteve presente e reforçou a importância de ampliar as discussões sobre a melhoria da qualidade do ensino em todas as esferas. Ela parabenizou a representação de entidades que estão envolvidas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, e ressaltou a importância das discussões desta etapa, “temos aqui a oportunidade de indicar as nossas ansiedades e esperamos com isso contribuir para uma educação com qualidade, espero que as conclusões vilhenenses sejam levadas a etapa nacional em 2014”, complementou.

O CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Seu objetivo geral é propor a política nacional de educação, indicando responsabilidades, entre outras atribuições entre os federados e o sistema de ensino, bem como garantir a participação da sociedade nas discussões.

A etapa nacional da segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília e terá como tema central o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

As etapas preparatórias acontecem até final de 2013, compreendidas em conferências livres e ordinárias municipais ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semed[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br