Redações devem ser entregues até agosto. Podem participar alunos do 1º ano do ensino médio de 64 escolas estaduais, localizadas em municípios onde há comarcas do Poder Judiciário.

Redações devem ter como tema: “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça” — Foto: Reprodução/Tv Liberal

Um concurso de redação entre alunos do ensino médio está sendo realizado em 64 escolas estaduais de Rondônia com o tema: “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”. Palestras e a disputa entre os alunos devem ser realizadas até setembro deste ano.

Segundo a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), idealizadora do projeto, o objetivo é levantar o debate entre os alunos sobre justiça e cidadania, “favorecendo a construção e solidificação da democracia por meio da conscientização sobre os direitos e devedores do cidadão”.

O concurso pode ter a participação de até 10 mil estudantes, de escolas localizadas em municípios sedes das comarcas do Poder Judiciário. Os vencedores, sendo considerados os três melhores classificados de cada comarca, serão premiados com bicicletas. Os professores que ajudarão a desenvolver o projeto também podem ser premiados com notebooks, assim como as escolas com datashows.

Segundo o cronograma do edital, até o dia 10 de agosto os alunos devem participar de palestras ministradas por juízes sobre o tema proposto. As redações serão avaliadas nas comarcas, por uma comissão de correção, até o dia 13 de agosto. A divulgação do resultado e premiação das melhores redações estão previstas para o final de setembro. Professores e escolas campeãs serão premiados dia 18 de outubro.

G1 – RO