--Os-alunos-do-Sesi-Senai-de-Porto-Velho-e-Cacoal,-com-a-coordenadora-Simone-LimaDepois de percorrer um longo caminho e de muita expectativa, os alunos do Programa Conexão Mundo Rondônia estão com os passaportes e vistos prontos para a viagem de imersão ao Colorado. Rodolfo Viana, Vinicius Takao (alunos do EBEP Porto Velho), Mateus Carckeno e Brenda Fernandes (Alunos do EBEP de Cacoal) embarcam no próximo dia 30 para Denver – Colorado. A viagem terá a duração de 15 dias e neste período os alunos aprenderão mais sobre a cultura norte americana e ao mesmo tempo aprimorarão o inglês assimilado durante o Programa.

O Conexão Mundo nasceu em Salvador, em 2012, como projeto piloto. Eram 200 alunos dos 2º e 3º ano do ensino médio. Em 2013, ele foi ampliado para 800 estudantes e, em 2014, para dois mil. Por meio do Conexão Mundo, alunos da Educação Básica Articulada com Educação Profissional – EBEP que cursam o Ensino Médio no Sesi e o ensino técnico no Senai recebem aulas de inglês a distância e presencias sob a tutela de professores nativos.

O programa é fruto da parceria entre Sesi, Senai e a ONG US-Brazil Connect e visa fortalecer a empregabilidade dos jovens através da aprendizagem de um segundo idioma. Em Rondônia, o programa já contemplou 109 alunos do Sesi/Senai com curso de inglês diferenciado. Deste total, nove participaram de intercambio de duas semanas nos Estados Unidos.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé destaca a importância da iniciativa. “A grande inovação deste projeto é a utilização das redes sociais. Dessa forma, reduzimos distância permitindo aos nossos alunos aprenderem o inglês americano e conectando eles a uma rede mundial”, observou.

A superintendente regional do Sesi, Gilvani Fares lembra que dos 96 alunos participantes do Programa nas duas cidades os quatro escolhidos foram os que tiveram o melhor desempenho. “Eles estudam no Sesi pela manhã e o curso técnico de administração no período da tarde. O aprendizado da língua inglesa certamente contribuirá para estes jovens vislumbram boa colocação no mercado de trabalho. O Sesi e o Senai apostam e confiam neste programa com o objetivo de promover a troca de experiências e aprendizado”, afirmou.

Para a diretora regional do Senai-RO, Adir Oliveira, o Conexão Mundo é uma oportunidade de incrementar qualidade na educação no estado, para inserir no mercado de trabalho profissionais competentes e com diferencial de formação.

As coordenadoras do Conexão Mundo pelo Sesi-RO e Senai/RO, Lidiane Bandeira e Simone Lima, respectivamente, são unânimes ao destacar os resultados positivos do programa na vida dos jovens, principalmente mediante o contato com monitores americanos. Contato que oportuniza em poucos meses adquirir o conhecimento que em média levaria quatro anos em escolas tradicionais de inglês. A coordenadora do CM em Cacoal, Luciane de Lima lembra que a economia do município é pujante e que o idioma para o aluno fará toda diferença na vida profissional.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero