Ponto de cultura Cone Sul Plural e ONG Beija Flor preparam evento cultural que será um marco no cone sul do estado de RO

2013-06-06T15:34:07+00:0006 junho, 2013|
Artista plástica Vera e o professor historiador Emmanoel Gomes

Artista plástica Vera e o professor historiador Emmanoel Gomes

[dropcap]N[/dropcap]a sexta feira passada 31 de maio, foi apresentado em uma reunião que ocorreu na residência do professor e historiador Emmanoel Gomes e sua esposa Luciene Tabalipa para um representativo grupo de produtores e incentivadores da cultura local o primeiro busto do projeto “VILHENA E OS HOMENS GIGANTES”.

O projeto tem por objetivo divulgar personagens que produziram suas obras ou parte delas, nas terras que mais tarde se transformaram no município de Vilhena. Segundo o historiador, as obras dos personagens destacados e que serão homenageados com um busto de acrílico muito resistente e em tamanho real, marcam um capítulo significativo na cultura nacional e universal.

Entre os homenageados, um busto em destaque, para um dos primeiros moradores da localidade que se tornaria a cidade de Vilhena, Marciano Zonoecê.

Vera e o professor Cledemar Jeferson

Vera e o professor Cledemar Jeferson

Será muito interessante apresentar para a sociedade vilhenense o projeto, pois a maioria dos estudantes e comunidade em geral desconhece essa parte da história e cultura do cone sul do Estado.

Serão seis bustos ao todo, três estão prontos. O trabalho é confeccionado e assinado pela artista plástica Vera que também é proprietária da loja Arte Nativa, localizada na Avenida Major Amarante.

Os três primeiros bustos que já estão confeccionados homenageiam o Marechal Rondon, Theodore Roosevelt e Juscelino Kubistchek.

Estão em fase de preparativos: Edgar Roquette Pinto, Claude-Lévi Strauss e Marciano Zonoecê.

O busto apresentado nessa primeira reunião recebeu muitos elogios, “realmente ficamos espantados e ao mesmo tempo felizes com a originalidade da obra” ressaltou o jornalista Dejanir Haverrot.  É interessante ressaltar que a artista reside em nossa cidade e possui um talento muito especial.

Segundo os coordenadores do projeto Emmanoel Gomes e Cledemar Jeferson, serão realizadas algumas reuniões antes do lançamento oficial do projeto que acontecerá no mês de outubro, com os militantes culturais de Vilhena para que um maior número de pessoas conheça o projeto a fundo e se engaje na sua divulgação, “não queremos somente expor os bustos de escola em escola, queremos realizar um evento cultural em cada ambiente que receber a exposição, estamos convocando os poetas a escreverem sobre a história dos personagens, os músicos a criarem músicas sobre nossa cidade, artistas plásticos a pintarem cenários regionais etc. ”, ressaltou o professor Jeferson

O trabalho possui um custo muito baixo, três mil reais, ao mesmo tempo é extremamente significativo, afirmou o delegado regional de educação e um dos incentivadores das iniciativas culturais da cidade de Vilhena professor Édson Nogueira.

Segundo os coordenadores, o trabalho será apresentado em todos os municípios do cone sul e nas cidades onde houver interesse em conhecer um pouco mais a história do Estado. O projeto recebeu o apoio e patrocínio de vários empresários da cidade, cada busto será acompanhado por um banner que explicará ao visitante de forma clara e objetiva sua importância e atuação nessas terras.

O professor Emmanoel ao agradecer a presença de todos os parceiros lembrou as empresas e pessoas que estão financiando e apoiando o projeto: Granimar, Arte Nativa, Dalú-Modas, Edson Nogueira, Posto Parada Grande, Vídeo Laser, Hernán Lagos, Dejanir Haverroth, Revista Enquete, Alô Estudantil, Salonski Lemos, Luís Antônio Rocha, Jacyr Rosa Jr, Sítio de notícias: rondoniaempauta.com, Ponto de Cultura Cone Sul Plural e ONG Beija Flor.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Da Redação[/tab]
[/tabs]

[print-me