Debate na Unir revela alguns aspectos da comunicação regional

2013-12-17T12:29:59+00:0017 dezembro, 2013|

foto            Na noite de ontem, 16/12, o Departamento de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou o debate intitulado “De que realidade regional estamos falando?”. O evento, organizado pelos alunos da disciplina de Realidade Regional em Comunicação, trouxe para esta discussão alguns personagens da imprensa local. Entre eles estavam Janete Merlo, diretora da “TV Vilhena”, Roberto de Zorzi, locutor da “Rádio Planalto”, Dejanir Haverroth, editor e proprietário da “Revista Enquete”, Jovino Lobaz, co-fundador do jornal cultural “Alô Estudantil”, e Kanitar Oberst, fundador e proprietário do jornal on-line “Vilhena Notícias”.

            O debate foi dividido em três blocos, sendo o primeiro voltado para questões genéricas, as quais todos os participantes opinaram a respeito. No segundo bloco, as perguntas foram direcionadas para cada diferente mídia, exigindo uma abordagem mais específica. O último bloco foi voltado para a participação do público.

            Os questionamentos envolveram alguns aspectos da mídia regional, como a relação de dependência financeira da imprensa com o poder público, o distanciamento do mercado de trabalho com a universidade e os critérios éticos que orientam a produção jornalística.

Na opinião da maioria dos convidados, a sobrevivência dos veículos de comunicação em âmbito regional está intrinsecamente ligada à iniciativa estatal e que não há condições estruturais propícias à manutenção de um jornalismo independente. Esta mesma carência prejudica, muitas vezes, a formação de uma equipe de profissionais remunerados com o piso mínimo. A exceção são as emissoras afiliadas das grandes empresas de comunicação nacionais. Outra característica é a imensa “importação” e reprodução de notícias de agências e fontes oficiais.

Este foi o sexto debate promovido pelo Departamento de Jornalismo em 2013, com diferentes temáticas.

Texto: Departamento de Jornalismo da UNIR
Foto: Hernán Lagos

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br