Veículo é uma das várias ações do poder público na Maria Paulina durante os últimos dois anos

A Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena realizou a doação de um veículo para a escola municipal Maria Paulina, da comunidade de Nova Conquista, a cerca de 60 km da zona urbana. Importante para o deslocamento dos servidores da unidade nas cercanias da escola e também até a cidade, o carro é uma das várias ações que os poderes Legislativo e Executivo realizaram na escola nos últimos dois anos.

Estiveram na entrega o presidente da Câmara, Ronildo Macedo, o prefeito Eduardo Japonês, administrador do distrito, Itamar Pegoraro, servidores da Câmara e da Prefeitura, bem como membros da comunidade escolar da unidade de ensino e do Conselho Escolar. De acordo com Ronildo, a doação atende pedidos dos servidores da escola. “É um Gol flex com direção hidráulica, ar-condicionado e trava elétrica que deve ser muito útil para os servidores. Estamos atentos às necessidades de todos e não poderíamos deixar de ajudar, ainda mais neste momento difícil”, garante.

O prefeito Eduardo lembrou os vários investimentos que a Prefeitura, em parceria com a Câmara, fez na escola nos últimos dois anos. “Quando vim aqui, em julho de 2018, e vi as crianças passando calor, me sensibilizei com essa escola. Instalamos 15 aparelhos de ar-condicionado. Ver, hoje, os alunos com blusa de frio e felizes por poderem estudar com conforto, é muito gratificante. O bem-estar do estudante é fundamental para ele poder aprender cada vez mais”, explica o prefeito.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura fez muitas melhorias na unidade. Já em setembro de 2018 foram inauguradas cinco novas salas, dois banheiros e feitos reparos, com investimento total de R$ 400 mil. Em outubro daquele ano, o projeto “Semana de Orientação Profissional Para o Primeiro Emprego” beneficiou os alunos da escola, em parceria com a Câmara, pelo vereador França Silva, com palestras que abriram os olhos dos estudantes para os detalhes importantes do primeiro emprego.

Os aparelhos de ar-condicionado chegaram à Maria Paulina em fevereiro de 2019, sendo 10 unidades de 12 mil BTUs e cinco de 18 mil BTUs. Em junho do ano passado, a escola recebeu o projeto “Minha Vida Tem Valor”, que ofereceu oficinas ministradas por voluntários especialistas em diversas áreas. Em outubro de 2019 a escola recebeu novamente o projeto de orientação profissional, em parceria com a Câmara, desta vez com o nome “Programa de Aprendizagem”. Já em maio de 2020, a unidade recebeu um bebedouro, oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Cirone Deiró.

Na entrega do veículo, foi acertada também a criação de uma biblioteca na escola, anseio antigo da direção da escola. Emocionado com as diversas ações na escola, o professor e diretor Walter Cardoso, agradeceu as ações do poder público na localidade.

“Esse carro é uma conquista histórica para a nossa comunidade escolar. Antes, nós nunca tínhamos conseguido nada da Câmara de Vereadores. E este ano, parece um sonho, já conseguimos recurso da Câmara para a compra de livros para uma biblioteca, que já está na fase de finalização para licitação. E a promessa de nos doar um veículo agora virou realidade. A gente nem acredita que tudo deu certo. Agradecemos, de verdade, à Câmara de Vereadores e à administração municipal, porque desde o início teve o compromisso com nossa comunidade”, garante Walter.

O veículo, o único da escola, será utilizado pelos servidores para entrega/busca de documentos mensais no departamento pessoal da Secretaria Municipal de Educação (Semed), transporte e inspeção, realização de cotações e compras de materiais pedagógicos e administrativo da Escola, transporte de servidores para reuniões e formações continuadas propostas pela secretaria, entre outros usos.

Semcom