O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza Audiência Pública para a apresentação dos resultados da Pesquisa de Atividade Econômica e Regional (PAER).

Formatura de Cursos Técnicos realizada no mês de fevereiro em Cacoal

A implantação de novos cursos no Câmpus Cacoal. A reunião ocorre nesta quarta-feira, dia 25 de junho, no Auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal, a partir das 14h30.

Coordenada pela Direção de Ensino e pelo Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus Cacoal, a PAER foi realizada no período de julho a outubro de 2013 em Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e Municípios da Zona da Mata. As questões tiveram como finalidade nortear a implantação dos novos cursos Técnicos (Integrado e Subsequente), Graduação (Licenciatura e Bacharelado e Tecnólogos).

De acordo com o Diretor de Ensino do Câmpus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, “os resultados gerados pelos dados coletados por este instrumento, assim como, outros estudos prospectivos do mercado de trabalho regional, servirão de base para que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia possa definir a oferta e o perfil dos cursos que serão oferecidos no nosso Câmpus, afinal, somos uma entidade pública que visa o oferecimento de cursos e atividades acadêmica/profissionais que atendam as demandas da comunidade”.

Para o Diretor-Geral do Câmpus Cacoal, Juliano Cristhian Silva, “a audiência reforça a participação da comunidade no processo decisório para o linear de uma instituição forte capaz de oferecer formação profissional pública e gratuita de qualidade em prol de profissionais qualificados e preparados para um mundo de mudanças e exigente”. O Diretor ainda complementa que a participação da comunidade é de grande importância para a consolidação dos trabalhos executados até o momento.

Atualmente o Câmpus Cacoal oferta os Cursos Técnicos em Agropecuária (Subsequente) e em Agroecologia (Integrado). Além de ofertar cursos técnicos na modalidade a distância: em Administração, em Serviços Públicos, em Reabilitação de Dependentes Químicos, em Meio Ambiente, em Eventos, em Segurança do Trabalho e em Logística, além dos ligados ao Programa Profuncionário (Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Alimentação Escolar).

 

2ª chamada: IFRO convoca candidatos aprovados via SISU para matrícula

sisu

Com a publicação do resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), segunda edição de 2014, o Instituto Federal de Rondônia lançou a convocação para que os aprovados possam providenciar a matrícula. Os candidatos convocados devem comparecer à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do Câmpus para o qual fez a seleção a partir de sexta-feira, 27, até 2 de julho. As vagas ofertadas são para os Câmpus Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná e Porto Velho Zona Norte.

No ato da matrícula, os candidatos deverão apresentar, além de duas fotos 3×4, os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor com o respectivo comprovante da última votação para alunos maiores de 18 anos, Certificado de alistamento militar (para candidatos maiores de 18 anos do sexo masculino), comprovante de residência, Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Diploma de curso técnico de nível médio, Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), identidade sanguínea ou Exame laboratorial indicando o Tipo Sanguíneo e o Fator RH e RG e CPF do responsável legal pelo aluno com idade inferior a 18 anos. Os candidatos estrangeiros devem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) em substituição ao RG ou Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

Terceira Chamada – Segundo o Ministério da Educação, a partir desta terça-feira, 24, até 7 de julho, os estudantes não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares e aqueles selecionados pela segunda opção, independentemente de terem efetuado matrícula, podem se inscrever na lista de espera. A participação na lista estará restrita à primeira opção do candidato no momento da inscrição. O procedimento para integrar a lista de espera também dever ser feito on-line, na página do SISU na internet. Quando a operação estiver finalizada, o sistema emitirá mensagem de confirmação.

Este ano, a segunda edição do SISU teve recorde de inscritos, com 1.214.259 candidatos, 54% a mais em relação à mesma edição de 2013. Cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema on-line. Assim, foram registradas 2.346.405 inscrições. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais.

Por meio do SISU, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste segundo semestre, puderam concorrer os candidatos que participaram do Enem de 2013 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.

Mais informações no site do IFRO: www.ifro.edu.br 

 ASSESSORIA