Iniciada formação de Estudos do PNAIC para professores

2013-04-22T16:50:21+00:0022 abril, 2013|

DSCN0277[dropcap]A[/dropcap]contece hoje, 22 de abril, o encerramento da 1ª Etapa da Formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para professores alfabetizadores. Com carga horária de 12 horas, a formação iniciou no dia 18 de abril no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo o secretário de educação, José Arrigo, o curso para os professores alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano) é presencial, com duração de 2 anos. “Tanto os professores quantos os gestores e formadores da rede municipal tem se comprometido com as formações, isto demonstra que a equipe está realmente vestindo a camisa da educação”, disse.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização/letramento e Matemática, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Para o prefeito Zé Rover esta adesão aos estudos contribui para a melhoria na qualidade da educação, “acredito que alcançaremos a meta de alfabetizar nossos alunos até os oito anos de idade, e para isso continuaremos investindo na formação continuada dos professores subsidiando-os a traçar novas estratégias, sendo o grande beneficiado o aluno”, ressaltou.

[pullquote]O curso tem enfoque sobre os planos de aula, as sequências didáticas e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, visando traçar estratégias que permitam ao aluno aprender efetivamente[/pullquote]

De acordo com a coordenadora municipal do Pacto, Keila Barroso, cada professor alfabetizador receberá uma bolsa de estudo originária do MEC, no valor de R$ 200 mensais, para participarem da formação do Pacto. “Não são todos os municípios que optaram pelo início dos estudos, mas em Vilhena o interesse é grande, até mesmo por parte dos professores da rede de ensino particular, independentemente do recebimento da bolsa”, explicou.

O município de Vilhena fez a adesão no mês de outubro de 2012 e possui 103 professores alfabetizadores cadastrados no Senso Escolar 2012 que participam da formação. Para atender o número de professores foram cadastrados quatro Orientadores de Estudo: Deusodete Rita Aimi, Marinalva do Vale, Amanda Espíndula Areval e Wanderley Ricardo Campos, além da coordenadora Keila Barroso.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Autor: Semcom
Foto: Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br