Jantar marca encerramento das atividades do PNAIC em Vilhena

2013-11-27T18:52:54+00:0027 novembro, 2013|Categories: Educação|Tags: , |

Mais de cem professores participaram da formação em 2013

Encerramento-pacto-(2)[dropcap]S[/dropcap]eminário final da Formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, sendo que o dia 27 foi marcado por um jantar promovido pela prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e realizado na Escola Municipal Marcos Donadon.

O município fez a adesão à formação no mês de outubro de 2012 e contou com a participação de 103 professores alfabetizadores cadastrados e 04 Orientadores de Estudo.

Na oportunidade, secretário municipal de educação e também presidente da UNDIME / RO, José Carlos Arrigo, agradeceu o empenho da formadora Milena Magalhães e da Supervisora Lilian Reichert Coelho da Universidade Federal de Rondônia, e parabenizou a dedicação dos professores e dos orientadores Deusodete Rita Aimi, Marinalva do Vale, Amanda Espíndula Areval, Wanderley Ricardo Campos, além da coordenadora municipal do Pacto Keila Barroso.

Segundo o secretário a formação continuada dá resultados, e um bom exemplo disso são os trabalhos apresentados durante o Seminário. “No próximo ano haverá mais mudanças, pois o desafio será desenvolver as sequências dos trabalhos resultando na melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal”, enfatizou.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização/letramento e matemática tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Para o prefeito Zé Rover, a formação continuada oferecida através da SEMED contribui para a melhoria na educação através do fortalecimento dos professores, “é uma das grandes estratégias na melhoria da qualidade de ensino, beneficiando principalmente os alunos”, ressaltou.

O PACTO:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano no Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora municipal do Pacto, Keila Barroso, para os professores alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano) o curso é presencial, com duração de 2 anos. Já os orientadores de estudo foram contemplados com 200 horas de formação ministradas pela formadora Milena Magalhães e a Supervisora

Lilian Reichert Coelho da Universidade Federal de Rondônia – Campus Vilhena. “Cada professor alfabetizador recebe uma bolsa de estudo originária do MEC, no valor de R$ 200 mensais para participarem da formação do Pacto”, complementou.

Por Suppie Ferreira

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br