Aluno de Ariquemes representará o Brasil no programa Jovens Embaixadores nos EUA

JOVEM USAO Estado de Rondônia será representado no programa Jovens Embaixadores 2015 pelo aluno, Igor Schrammel da Escola Estadual Ricardo Cantanhede de Ariquemes. Ele está entre os selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2015, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que leva estudantes de escolas públicas brasileiras para um intercâmbio no país da América do Norte.
Igor Schrammel é aluno do 3º ano do ensino médio Escola Estadual Ricardo Cantanhede o mesmo acredita que essa vai ser uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos e descobrir quais os caminhos a serem seguidos após o ensino médio.
Em solo americano, os estudantes aprenderão sobre a política do País, sua cultura e poderão melhorar o Inglês e conhecer na prática um pouco da cultura da vida americana.
Os pais de Igor, Senhor Leonildo Shrammel e a senhora Rita Muzika Shrammel são entusiastas do filho e estão muito felizes com a oportunidade de seu filho representar o país lá fora. Segundo os pais seu filho nunca frequentou aulas de inglês e por ser autodidata aprendeu sozinho o idioma americano. Ao ser questionado Igor Schrammel disse que aprendeu a língua inglesa através de músicas e jogos eletrônicos, todo este empenho e dedicação foram essenciais na escolha de Igor no processo de seleção.
A diretora da Escola Ricardo Cantanhede, professora Francisca Aldeni, comentou da satisfação em ter um aluno da escola representando nosso País no exterior.
“Assim como seus pais todos nos orgulhamos do Igor e estamos realizados com a participação dele no programa Jovens Embaixadores, para nós é gratificante ter um aluno em algo tão representativo. Comentou a diretora.
Já a Coordenadora de ensino professora, Osmarina dos Reis, parabenizou os pais de Igor por terem dado uma educação familiar que proporcionou o mesmo de alcançar esse mérito.
“Parabenizamos aos pais de Igor por estarem sempre incentivando e acreditando em seu filho, creio que este apoio foi essencial para que ele alcançasse seus objetivos.” Comentou a Coordenadora da CRE de Ariquemes.
Segundo Igor Schrammel o processo seletivo foi difícil mas gratificante e agora resta se preparar para esta oportunidade que marcará sua vida. “Estou ao mesmo tempo ansioso e satisfeito pelo resultado, será uma responsabilidade grande, mas acredito estar preparado para representar bem nosso estado de Rondônia. Afirmou Igor.
O intercâmbio
O programa é destinado aos estudantes com excelente desempenho escolar, que falam inglês, pertencentes à camada socioeconômica menos favorecida e que têm perfil de liderança. Serviço voluntário também é um dos pré-requisitos para participar.
Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.  No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
A viagem dos jovens embaixadores ocorrerá de 9 a 31 de janeiro de 2015. Eles vão passar por Washington e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas onde ficarão hospedados em casas de famílias.

Autor:  Stanismar de Sena Brito