Segundo vereadora, ela não teve tempo de ler o projeto que chegou à Casa de Leis na sexta-feira (5)

Vereadora Marta Moreira

Vereadora Marta Moreira

Diretoras da rede municipal de ensino de Vilhena estiveram presentes na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores para pressionar os vereadores a aprovarem o Projeto de Lei nº 4.375/2014 de autoria do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 95.000.00 da Semed – Secretaria Municipal de Educação para terceirização de serviços de limpeza e conservação de escolas municipais.

No plenário, o presidente Vanderlei Graebin pediu a dispensa de discussão do projeto para ser votado. Após ser aprovada a dispensa, passou para votação, no entanto a vereadora Marta Moreira pediu vistas do projeto com a desculpa de que não teve tempo de ler os documentos requeridos. O pedido foi aprovado pelos vereadores. A terceirização era esperada desde o mês de junho deste ano.

Diretoras

Diretoras

As diretoras das escolas Marcos Donadon, Nina Paul, Ângelo Mariano, Cristo Rei e Antônio Donadon vaiaram a decisão e convocaram uma coletiva de imprensa na parte externa da Câmara. Em desabafo, uma das diretoras disse que a escola teve que iniciar as aulas de hoje com 45 minutos de atraso devido a que só havia duas funcionárias para secar todas as salas de aula. À noite não há quem limpe e as salas ficam sujas no dia seguinte para os alunos do turno matutino. “O documento chegou na sexta-feira, a gente trabalha de tarde e de noite, enquanto isso a vereadora não teve tempo de ler até hoje, porque os outros vereadores tiveram tempo de ler e ela não?”, questionou a diretora da escola Marcos Donadon.

O problema que era para ser resolvido há três meses agora vai demorar uma semana a mais, devido ao pedido de vistas da vereadora. As diretoras temem que outro vereador peça vistas de novo. “A gente vai ficar assim até o final do ano, isso aí é trabalhar contra a administração pública que está tentando dar uma coisa boa para as escolas. Eles não conhecem a realidade das escolas. A vereadora nunca vai às escolas”, disse a diretora da escola Nina Paul. Se for necessário, as diretoras levarão alunos e pais de família à próxima sessão para fazer pressão.

A terceirização será feita para 4 escolas grandes da rede municipal: Ângelo Mariano Donadon, Marcos Donadon, Ivete Brustolin e Cristo Rei. As funcionárias dessas escolas vão ser remanejadas para as escolas menores e resolver o problema da limpeza.

Da redação do Rondônia em Pauta