Documentos obrigatórios são a certidão de nascimento da criança, declaração escolar e comprovante de residência atualizado

A ausência do documento de identificação do aluno no ato da matrícula não será impeditivo para a efetivação de matrículas nas escolas municipais de Vilhena. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), todos os alunos serão matriculados, e aqueles que não tiverem a carteira de identidade terão um prazo para que o responsável apresente o RG do aluno à escola.

Quando o aluno não tiver a carteira de identidade será possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos dos pais ou do responsável legal. No caso de estudantes maior de idade as escolas aceitarão a certidão de nascimento, carteiras de habilitação (CNH) ou carteira trabalho (CTPS). Em casos excepcionais, onde não há qualquer documento, o aluno também terá um prazo para apresentar a documentação posteriormente à escola.

O período de matrículas na rede municipal começou nesta segunda-feira, dia 13, com vagas destinadas a alunos da educação infantil (pré-escolar I, pré-escolar II e creche). Já para as escolas municipais que ofertam vagas para o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (6° ao 9° ano) o período de matrículas inicia dia 14 de janeiro. O prazo segue até o dia 17 de janeiro em todas as 29 escolas municipais, tanto da área rural quanto urbana.

O horário de atendimento das unidades de ensino nesse período de matrículas é das 7h às 13h. Além dos documentos obrigatórios (certidão de nascimento, declaração escolar e comprovante de endereço atualizado), os demais documentos solicitados são necessários, mas não obrigatórios na hora da matrícula, podendo ser levados posteriormente. São eles: uma foto 3×4 do aluno; cartão do SUS do aluno; tipagem sanguínea do aluno; carteira de vacina do aluno e número do NIS (número de identificação social), caso for beneficiário do programa Bolsa Família.

Em razão da alta procura de vagas na Escola Marizeti Mendes, já algum tempo está sendo necessário fazer análise documental para efetivar as matrículas nesta unidade educacional. A entrega dos documentos, análise e a divulgação da lista dos alunos que se ajustaram nos critérios foram realizados em dezembro de 2019. Agora, o responsável pela criança que conseguiu a vaga deve comparecer novamente na escola com os documentos para efetivar a matrícula.

Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas também serão realizadas entre os dias 14 a 17 de janeiro nas escolas municipais Marcos Donadon e Vilma Vieira. Nessas duas unidades, a EJA oferece vagas de 1ª à 8ª série, destinadas a pessoas maiores de 15 anos de idade.

Para mais informações, o interessado pode comparecer à Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Av. Sabino Bezerra de Queiroz, nº 4134, Jardim América, no horário das 7h às 13h.

Semcom