unirO Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) terá a primeira defesa de dissertação no dia 16 de agosto de 2014, às 19 horas, no auditório da UNIR-Centro, localizada na Av. Presidente Dutra, 2965, em Porto Velho.

O projeto de pesquisa do mestrando Geraldo Castro Cotinguiba, intitulado “Imigração haitiana para o Brasil: a relação entre trabalho e processos migratórios”, será avaliado pela banca constituída pelo orientador professor doutor Valdir Aparecido de Souza e pelos professores doutores Edinaldo Bezerra de Freitas, da UNIR, e Sidney Antonio da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O trabalho é fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2011 e tem como objetivo geral discutir o fenômeno das migrações e sua relação com o trabalho. O objetivo específico é analisar a migração haitiana para o Brasil entre 2011 e 2013 e refletir sobre a relação existente entre esse processo migratório e o trabalho enquanto uma constante da expansão capitalista e analisar, ao mesmo tempo, a questão da inserção social.

Conforme o autor, a pesquisa foi realizada por meio da etnografia – metodologia de pesquisa utilizada pela antropologia para coleta de dados, com observação participante e tendo como local de pesquisa a cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, Amazônia Ocidental, que conferiu ao estudo uma interdisciplinaridade entre história, sociologia e antropologia.

Na ocasião, a reitora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, discorrerá sobre a relevância do trabalho que será defendido.

 

ASCOM/UNIR