imageO professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott venceu a consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), realizada ontem, 30, em todos os campi da UNIR no Estado. Ari Ott é docente do departamento de Ciências Sociais e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

De acordo com o resultado preliminar, divulgado pela Comissão Especial de Consulta, o professor Ari Ott obteve 52,25% do total de votos válidos da consulta, dos quais 73,49% foram de docentes, 13,13% de técnicos administrativos, 13,38% de alunos.

O resultado final do pleito será divulgado no dia 6 de abril de 2016, após o julgamento de eventuais recursos pela Comissão Especial de Consulta.

A próxima etapa será o envio do resultado para homologação no Conselho Universitário (CONSUN) da Unir, na qualidade de Colégio Eleitoral para, então, elaborar e enviar a lista tríplice para o Ministério da Educação.

A votação
A votação é facultativa e aconteceu nos oito campi da UNIR, localizados nos municípios de Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, com a utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO). O pleito teve o acompanhamento de técnicos do TRE/RO em todos os locais de votação, nos oito campi da Unir.

No geral, participaram da votação 613 docentes, 426 de técnicos e 2252 alunos, totalizando 3291 votos em toda a consulta, incluindo votos válidos, brancos e nulos.

Os demais candidatos a reitor obtiveram o seguinte resultado: professora doutora Eleonice de Fátima Dal Magro obteve 36,50% dos votos, professor doutor Júlio César Barreto Rocha obteve 6,84% dos votos e professor doutor Júlio Robson Azevedo Gambarra obteve 4,41% dos votos.

Na votação, prevalece o peso de 70% para o segmento docente, 15% para o segmento técnico-administrativo e 15% para o segmento discente, nos termos do inciso III da Lei 9192/1995, parágrafo 4º do Decreto 1916/1996, artigo 15 da Resolução 016/CONSUN e Resolução 24/CONSUN.

Currículo do professor Ari Ott
O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente, é professor associado IV da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Ari Ott tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia médica e indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Rondônia, políticas públicas, saúde indígena e desenvolvimento sustentável.

Mais informações sobre o processo eleitoral podem ser obtidas em http://www.eleicaoreitor.unir.br/index.php?pag=noticias&id=18471.

Fonte: UNIR