Ação é executada pela Semed e tem também parceria com Senai, Senac e comerciantes

Desde esta terça-feira, dia 29 de outubro, cerca de 150 alunos matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental II de quatro escolas municipais de Vilhena participam de aulas, palestras, entrevistas e discussões em grupo com o objetivo de aprender o caminho para entrar no mercado de trabalho.

A Semana de Orientação Profissional Para o Primeiro Emprego foi idealizada pelo vereador França Silva e é Semed (Secretaria Municipal de Educação). O projeto também conta com a parceria do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) e comerciantes locais. 

Nesta terça-feira os alunos do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré e das escolas Progresso e Maria Paulina, participaram da palestra “Programa de Aprendizagem”, com o palestrante Fábio Delmonico, do Senai.

Já nesta manhã de quarta-feira, dia 30, foi realizada a abertura oficial da Semana no auditório da Prefeitura de  Vilhena. Ao falar com os jovens, o prefeito Eduardo Japonês destacou a importância de instruir jovens para a vida profissional. “Eles são o futuro da nossa Economia e precisam ser bem instruídos e encaminhados para seu primeiro emprego já com conhecimento daquilo que vão encontrar”, analisa.

No decorrer do dia, o vereador França Silva palestrou sobre “Currículos e Rede Sociais”, e relembrou de concurso que haverá no evento. “Durante a semana teremos também um concurso de redação entre os alunos, com uma cama box para o primeiro lugar, uma bicicleta para o segundo lugar e um relógio de pulso para o terceiro lugar”, conta.

Ao palestrar, o vereador França Silva indicou cautela nas postagens em redes sociais, pois os empregadores estão acessando os perfis dos seus potenciais funcionários. “É necessário se diferenciar e mostrar um comportamento adequado que venha a somar com a política e produtividade da empresa”, exortou.

Palestras com profissionais do Senac e Senai, com os temas “Formação Profissional” e  “A Importância do Programa de Aprendizagem” também foram realizadas. O evento contou ainda com exposição de arte dos alunos do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré composta por trabalhos feitos durante o terceiro bimestre.

Na quinta-feira, dia 31, acontecem palestras na Escola Tenente Melo e Almirante Tamandaré sobre o programa de aprendizagem, com a palestrante Viviane Nunes, do Senai.

“Este projeto foi realizado nas escolas no ano passado e devido à sua grande importância em proporcionar uma formação educacional complementar aos nossos alunos, estamos realizando esta segunda edição que atenderá aproximadamente 150 jovens da área rural e urbana”, ressalta a secretária municipal de Educação, professora Vivian Repessold.

Semcom