Basta que o candidato acesse o cartão de confirmação disponível no site do Inep. Exame será aplicado em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

Rondônia tem 124 locais de prova pelo estado e o candidato pode consultar onde fará a prova pelo cartão de confirmação.  — Foto: Raul Zito/G1
Rondônia tem 124 locais de prova pelo estado e o candidato pode consultar onde fará a prova pelo cartão de confirmação. — Foto: Raul Zito/G1

Rondônia conta com 124 locais de prova preparados para receber os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão divididos em 24 municípios. A primeira etapa acontece no próximo domingo (3) em todo o país.

Na região rondoniense, os portões abrirão às 11h, mas a programação do exame segue o horário oficial de Brasília. Ao todo, são 58.643 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Para encontrar o local de prova, o candidato precisa acessar o cartão de confirmação disponível no site do Inep ou pelo aplicativo oficial do exame.

Também consta no documento informações sobre os horários do exame, o número de inscrição do candidato, a opção de língua estrangeira e se há necessidade de atendimento especializado.

Com objetivo de acessar o cartão, o candidato precisa ter em mãos o número do seu CPF e a senha de acesso no site, que é utilizada no momento da inscrição. É importante também que o candidato leve uma cópia do documento no dia da prova, pois evita confusões sobre o local do exame.

Horário local de fechamento dos portões para o Enem 2019. — Foto: Ana Carolina Moreno/G1
Horário local de fechamento dos portões para o Enem 2019. — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Dados do Enem no estado

Conforme o Inep, entre os inscritos em Rondônia, boa parte é de por mulheres, com 35.746 contra 22.897 homens. As pessoas que se declararam pardas também são maioria: há 35.191 inscritos.

Os candidatos que se apresentam como brancos somam 13.719. Negros e indígenas há 6.457 e 524, respectivamente.

Sobre quantitativo de inscritos por município, a capital Porto Velho concentra o maior número: são 25.449 pessoas que farão a prova na cidade. A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informou que o transporte coletivo funcionará com frota normal de meio de semana para atender os candidatos.

Em seguida vem Ji-Paraná (4.851), Cacoal (4.219), Ariquemes (3.755), Vilhena (3.025), Rolim de Moura (2.745) e Guajará-Mirim (2.577).

Estrutura da prova

O exame ocorrerá em dois domingos em todo o país: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
  • duração: 5h30

No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
  • duração: 5h

Data dos resultados

  • Gabarito oficial: 13 de novembro
  • Resultados individuais: janeiro de 2020

Por G1 RO