Prazo para solicitar uso de nome social termina na sexta-feira (7). Exame é voltado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Encceja serve para certificação de pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. — Foto: Rawpixel.com/pexels

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) registrou mais de 32 mil inscritos em Rondônia este ano. O prazo para fazer a solicitação online de uso de nome social durante o Encceja termina na sexta-feira (7). O teste, que será aplicado em agosto, serve para certificação de pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Ao todo, são 74.887 candidatos em busca apenas da certificação do Ensino Fundamental na Região Norte. Pelo menos 10.218 vão fazer as provas em Rondônia para essa modalidade.

Já para o diploma do nível médio, há 22.970 candidatos também de Rondônia.

  • Clique e acesse o edital do exame aqui

Podem obter a certificação do Ensino Fundamental os maiores de 15 anos. Já para ter a certificação do nível médio é necessário ter 18 anos completos no dia das provas.

Os testes do Encceja estão marcados para o dia 25 de agosto (manhã e tarde) com 120 questões divididas entre quatro áreas que variam dependendo do nível, além de redação.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame em Rondônia será aplicado nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

As inscrições se encerraram no último dia 31 de maio. Agora, o prazo para solicitar o uso de nome social termina na próxima sexta-feira (7) através de envio via internet dos documentos comprobatórios listados no edital.

Em todo o Brasil são quase três milhões de inscritos. A maior parte deles, 2,3 milhões, buscam o diploma do Ensino Médio.

Encceja 2019

Provas: 25 de agosto

Material gratuito de estudo: clique aqui

G1 – RO