230 pessoas participaram do curso que visa explicar as funções dos cuidadores de alunos

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu cuidadores, professores, supervisores, gestores e orientadores para a 1ª Formação de Cuidadores em Atendimento Educacional Especializado (AEE), no auditório da SEMED, nesta quinta-feira, 16.

De acordo com a coordenadora do AEE, Leonira Ofrunã Rodrigues, o objetivo do curso é transmitir aos cuidadores que atuam dentro de sala de aula e, demais componentes inseridos na educação inclusiva, a responsabilidade e a função do cuidador no processo de aprendizagem. “Foram 230 pessoas que participaram da formação voltada aos cuidadores, é um processo importante para que cada um exerça suas atividades dentro de suas atribuições”, salientou.

Leonira Ofrunã mencionou que é um sonho realizar a formação para cuidadores de alunos do ensino municipal. “Percebemos os anseios em relação ao conhecimento da função de cuidadores de alunos, pois é um tema de grande relevância dentro da educação”, disse a coordenadora.

A coordenadora do AEE explicou, ainda, que o município tem 350 alunos matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com atendimento aos discentes com limitação intelectual, Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), deficiência sensorial e altas habilidades/superdotação.

A secretária de educação, professora Raquel Donadon, contou que a formação de profissionais que trabalham na área de inclusão será incentivada para aumentar o conhecimento e interagir com os profissionais do mesmo setor. “Queremos dar continuidade aos projetos e aumentar os cursos de formações que são de interesse dos profissionais”, mencionou.

Semcom