Vilhena: SEMED encerra Encontro Pedagógico com avaliação positiva

2014-01-30T12:34:12+00:0030 janeiro, 2014|

Participaram das atividades todos os servidores da educação municipal desde professores, gestores, técnicos administrativos e de apoio.

imageA Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu na tarde de ontem (29) o encerramento do VI Encontro Pedagógico: “O desafio de ser e fazer mais Educação”. Ao todo, oito oficinas foram ministradas nas salas de aula da AVEC e no auditório da Escola Municipal Ângelo Mariano.

O objetivo foi oferecer a todos os servidores da educação municipal desde professores, gestores, pessoal técnico administrativo e pessoal de apoio, por meio de palestras e oficinas. Além de momentos de reflexão a respeito de como a ação de cada um é fundamental para vencer o desafio de se construir cada vez mais uma educação melhor e de qualidade para todos.

De acordo com a diretora do departamento pedagógico da SEMED, Iara Assis, a avaliação do encontro foi muito positiva, pois a meta de envolver todos os servidores foi atingida. “Não registramos desistências entre o público alvo, e algumas pessoas participaram em mais de uma oficina”, enfatizou.

Segundo o secretário adjunto da SEMED, Edmar dos Santos Pereira, o encontro deste ano teve como grande diferencial a maioria das palestras ministradas por palestrantes vilhenenses. “Nesta edição do encontro, investimos mais nas ‘pratas da casa’ que tiveram a participação garantida através de convênio firmado com a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Faculdade da Amazônia – IESA e com os professores da Rede Municipal de Ensino”, explicou.

Para o pessoal de apoio (vigias, serviços gerais, inspetores e merendeiras) foram ministradas várias palestras com o foco nas relações interpessoais: orientações posturais nas atividades de vida diária e profissional; orientações sobre abordagem, identificação de pessoas suspeitas e segurança patrimonial; saúde emocional e mediação de conflitos. Conforme a diretora do departamento de recursos humanos da SEMED, Daysilane Lucia da Silva de Alencar, os temas foram escolhidos para colaborar com as dificuldades enfrentadas no dia a dia dos profissionais.

As atividades incluíram também os filhos dos servidores, aos quais foi oferecida a oficina “Intervenção Pedagógica: desafios e possibilidades de construção do conhecimento através de atividades lúdicas”, ministrada pela professora doutora Giovana Alexandra Stevanato e acadêmicos da UNIR.

Destaque:

Entre os destaques do último dia de evento, está a oficina oferecida aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cuidadores e professores de alunos com cegueira e baixa visão. Com o tema “Eliminando barreiras para a aprendizagem de alunos cegos” a oficina prática de Braille e Soroban foi considerada um sucesso.

Segundo a Gerente de Educação Especial, Roziléia Campos Siqueira os participantes solicitaram a continuidade dessa formação em Braille e Soroban, pois, o palestrante professor Valmir trouxe sugestões de algumas estratégias e alguns recursos para trabalharem com alunos cegos e com baixa visão. “A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva, estes alunos possuem o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao de alunos que enxergam mediante condições e recursos adequados”, explicou.

A gerente complementou que o trabalho com alunos de baixa visão baseia-se no princípio de estimular a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais. Ao receber um aluno cego em sala em sala de aula, o professor deve considerar que o mesmo é um ser dotado de inteligências, curiosidades e vontade de adquirir novos conhecimentos, e jamais o tratar como coitadinho que necessita de uma superproteção, e sim oferecer um tratamento igual aos demais alunos.

“Somente com o coração nós podemos ver com clareza. O essencial é invisível para os olhos”. (O pequeno príncipe)

Assessoria

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br