imageNa manhã de hoje (24) técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram uma reunião para discutir a retomada das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Durante a reunião as atribuições da equipe foram redistribuídas considerando as dimensões: Gestão Educacional; Formação de Profissionais de Educação; Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos.

Segundo a coordenadora do PAR, Maria Sueli Martins, este Plano direciona todo o planejamento da educação perante o MEC/FNDE. “Em Vilhena as atividades foram elaboradas pela primeira vez em 2007, com reformulação em 2011, sendo que em 2013 o sistema foi aberto para atualização e o planejamento terá validade até o final de 2014”, explicou.

A coordenadora complementou dizendo que atualmente todos os investimentos em educação são gerados via sistema, inclusive a formalização de contratos que são acompanhados diretamente pelo FNDE. “O MEC só libera recurso mediante esse planejamento; desde ônibus, mobiliário, construções de novas escolas e reformas”, ressaltou.

O prefeito José Rover destacou a responsabilidade com que a equipe da Semed acompanha o PAR, e que isso reflete positivamente em vários benefícios que a Rede Municipal de Ensino de Vilhena receberá este ano, como é o caso dos 79 aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados em várias escolas municipais. Além da Escola Proinfância que já está aprovada e será construída no Jardim Universitário.

Por meio da assistência financeira FNDE/MEC, serão adquiridos também, novos mobiliários para as salas de aula das unidades escolares. Somando um total de 2.940 conjuntos de carteiras e cadeiras para alunos, 95 conjuntos de mesas e cadeiras para professores e 36 mesas para alunos cadeirantes.

O PAR:
O Plano de Ações Articuladas – PAR é o conjunto articulado de ações com apoio técnico ou financeiro do Ministério da Educação que visa o cumprimento de metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto 6.094/2007), cujo objetivo é a conjugação de esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica. Por isso o PAR é o planejamento da Secretaria Municipal de Educação junto ao Governo Federal. É dividido em quatro Dimensões: Gestão Educacional; Formação de Profissionais de Educação; Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos.

O Ministério da Educação – MEC com a criação do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC veio proporcionar ao município fazer o diagnóstico da sua Rede Municipal de Educação e, planejar de acordo com a sua realidade, diante disso, nos dias atuais é extremamente importante o município planejar bem seu PAR, pois os recursos virão de acordo com o planejamento, além do acompanhamento e execução. Com planejamento os municípios conseguirão atingir as metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.