Handebol no Joer etapa Cone Sul

A derrota pelo placar elástico de 35×3 não é motivo de desânimo para as atletas do handebol Isabella de Sousa e Micaela Lavínia, ambas de 12 anos. Elas estão confiantes de que na natação vão suplantar o desastroso resultado da partida ocorrida na segunda-feira (3), na etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), em Vilhena.

Na piscina as duas foram classificadas para a etapa estadual Infantil (12 a 14 anos) do Joer, que ocorre de 16 a 25 de agosto, em Ji-Paraná. Micaela classificou nos 50 metros nado costas e Isabella nos 50 e 100 metros nado peito, na manhã desta segunda-feira, no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA).

A equipe das meninas do 6º ano da escola estadual Wilson Camargo, em Vilhena, enfrentou a forte equipe da escola estadual Castro Alves, de Cerejeiras. O time vencedor contabiliza o título de campeão regional do Joer por 14 anos consecutivos.

“Somos inexperientes no handebol, que é uma modalidade desafiadora e que traz habilidade e resistência física”, disse Isabella, ao final da partida. A estreia de Isabella e Micaela nos Jogos Escolares tem uma proposta em comum: adquirir experiência esportiva, conhecer pessoas e lugares.   “Estou muito entusiasmada em fazer minha primeira viagem desacompanhada da família e para um lugar desconhecido. Será uma experiência inédita”, disse Micaela. Todos os alunos-atletas participantes do Joer só viajam com prévia autorização escrita dos pais e/ou responsáveis legais, conforme manda a legislação brasileira.

A etapa regional em Vilhena segue até amanhã (5) com partidas de handebol, futsal e futebol. Estão envolvidos no Joer 928 atletas de 32 escolas públicas e privadas de sete cidades da região.

O Joer é uma realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como finalidade promover a prática desportiva, inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural aos estudantes infantis e juvenis de Rondônia.

Leia mais:

 Praticar esportes abre horizontes, diz campeão do vôlei de praia dos Jogos Escolares de Rondônia, em Vilhena

 Ex-jogador de futsal agrega conhecimentos como voluntário de Educação Física nos Jogos Escolares de Rondônia, em Vilhena

Etapa Cone Sul do Joer encerra na quarta-feira, 5, com as finais de futebol e futsal em Vilhena


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom – Governo de Rondônia