A coordenação do Dia do Desafio em Rondônia enviou, esta semana, para a prefeita Rosani Donadon o Certificado Mérito Comunitário por ter participado e vencido o Dia do Desafio no ano de 2017. No mês de maio do ano passado, Vilhena superou, em números de pessoas envolvidas, a cidade de Liberia, capital da província de Guanacaste, na Costa Rica.

O documento que autenticou e certificou a vitória de Vilhena foi entregue pelo secretário de Esportes e Cultura (Semec), Natal Jacob. “O dia 31 de maio do ano passado marcou o desporto vilhenense, pois a população mostrou que é possível haver uma mobilização geral quando todos estão envolvidos por uma causa comum e saudável. Superamos as metas e as expectativas e com certeza este ano faremos ainda melhor”, destacou o secretário.

A prefeita Rosani, por sua vez, parabenizou a equipe da Semec, os profissionais de Educação Física, professores, diretores de escolas e a comunidade. “Estou muito feliz por saber que temos um grande número de vilhenenses que acreditam na força do esporte e na mobilização em conjunto. Esse certificado, quero dividir com todos vocês desde o professor de Educação Física, aos diretores e professores com seus alunos, e principalmente, aqueles que pararam seus afazeres nos locais de trabalho para reservar 15 minutos para exercícios físicos. Meus parabéns e que este ano possamos nos unir ainda mais para, quem sabe superarmos os números do ano passado e para isso, podem contar com o meu apoio”, ressaltou.

O Dia do Desafio em 2017, realizado no Continente Americano, teve a participação de3 19 países, 3.469 cidades e mais de 43 milhões de pessoas. Deste quantitativo, Rondônia participou com 30 cidades, envolvendo 371.641 moradores. Segundo a coordenadora e gerente do Sesc da Unidade de Ji-Paraná, Ilsandra Garcia Almeida Lopes, os participantes do Dia do Desafio sabem da importância da prática dos exercícios físicos no nosso dia a dia, e os números comprovam isso. “São resultados expressivos que confirmam a importância da promoção de ações que incentivam à doação de uma vida mais ativa e, consequentemente, mais saudável”, reforçou a coordenadora do Dia do desafio em Rondônia.

Vale lembrar que, com base nos dados do IBGE de 2010, o município teria que alcançar 20% dos 76.202 habitantes praticando alguma atividade física ou esportiva. A população, em 2017, aceitou o desafio e Vilhena surpreendeu. Das seis da manhã até as 20 horas do dia 31 foram registrados 23.475 participantes, o equivalente à 30% do número de moradores do total indicado pela coordenação nacional do evento.

Assessoria/Semec
Fotos: Arquivo Semec