Ao centro Rondon e Edgar Roquette Pinto

Ao centro Rondon e Edgar Roquette Pinto

[dropcap]A[/dropcap] conquista do extremo oeste brasileiro é resultante das ações dos homens gigantes. Assim iniciei minha primeira aula do ano, em minha frente professores da rede municipal de educação de Vilhena, eles estavam participando da semana pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação do município. Fiquei feliz por ter sido convidado para colaborar através de uma palestra sobre os conhecimentos regionais.

Não tenho dúvidas de que os atuais gestores municipais acertaram, e muito, ao adotarem a disciplina de conhecimentos regionais nas escolas do município.

Com tal atitude promoveram e estão promovendo um significativo avanço na educação municipal ao criarem e investirem em tal disciplina, hoje já é uma realidade na grade curricular e logo no ensino fundamental.

Como militante e pesquisador atuando com mais de vinte anos na área serei um parceiro na luta pela transferência de conhecimentos e dos nossos valores culturais, geográficos e históricos.

Os mais de cinquenta professores que participaram do evento transmitiram um sentimento de aprovação que me motivou a acreditar mais ainda nas atividades que possam dar suporte a tal iniciativa.

Outros municípios já buscam copiar o projeto que está gerando resultados em nossa cidade. Fomos os pioneiros e a comunidade educacional da cidade atua com entusiasmo. Os atuais gestores que possibilitaram uma série de atividades ao longo do ano passado e que provavelmente darão continuidade neste ano merecem reconhecimento e incentivos.

Apesar do meu entusiasmo, entendo que a continuidade não precisa necessariamente de minha presença. Independente de qualquer coisa; sou um eterno militante da cultura regional e como tal estarei sempre disposto a colaborar.

Tal afirmação tem o único objetivo de não criar qualquer impedimento em relação ao projeto que deve ter continuidade com os professores das séries iniciais.

De público agradeço aos profissionais do ensino do município de Vilhena, das séries iniciais pela forma carinhosa e especial como fui recebido e tratado durante as quatro horas de palestra.

Como forma de colaborar mais ainda, estou construindo parcerias para a execução do projeto “VILHENA E OS HOMENS GIGANTES”.

O projeto tem por objetivo a confecção e aquisição de cinco bustos em acrílico que serão confeccionados por uma artista plástica local. Cinco grandes homens que marcaram a história de Vilhena, Brasil e do mundo terão seus bustos confeccionados em tamanho real e em acrílico e poderão ser vistos e estudados tanto por nossos alunos quanto pela comunidade em geral.

Eles serão expostos em escolas e eventos no município, cada um terá uma pequena biografia e um texto explicando sua atuação nas terras que compõe o município de Vilhena.

São personagens que marcaram profundamente seu tempo, que desenvolveram trabalhos significativos e reconhecidos pela comunidade intelectual do mundo e do Brasil nas terras onde se ergueria mais tarde a cidade de Vilhena.

Assim contaremos de forma simplificada aos nossos estudantes o quanto esse solo é especial e chamou a atenção de personagens que se destacaram no Brasil e no mundo.

O projeto é simples barato e funcional, temos o apoio da ONG Beija Flor e do Ponto de Cultura Cone Sul Plural. Estamos em diálogo com instituições e empresários que se interessem em patrocinar e assim se vincular ao projeto.

O custo é baixíssimo, os primeiros cinco bustos em acrílicos e os banners que os ilustrarão terão um custo de menos de quatro mil reais.

As empresas integrantes do projeto farão parte de uma rede em Vilhena que ficará reconhecida pelo seu apego aos nossos valores culturais.

Suas marcas serão amplamente divulgadas como guardiões e protetores das nossas manifestações artísticas.

Para integrar este seleto grupo, basta entrar em contato com a ONG Beija Flor ou ainda o Ponto de Cultura Cone Sul Plural ou através do meu email presente na abertura deste artigo.

Emmanoel-Gomes-ArtigosOs personagens históricos retratados no projeto serão tema dos próximos cinco artigos a serem publicados.

Os personagens selecionados foram: Cândido Mariano da Silva Rondon, maior sertanista da história do Brasil. Edgar Roquette-Pinto médico legista reconhecido como o pai da radiodifusão no Brasil. Claude Lévi-Strauss, antropólogo francês. Theodore Roosevelt que por duas vezes governou os Estados Unidos da América e Juscelino Kubitschek de Oliveira presidente do Brasil.

Todos os personagens citados estiveram nas terras que atualmente pertencem ao município de Vilhena e seus trabalhos, parte deles experiências vividas aqui, são reconhecidos como grandes obras da humanidade.

Que Vilhena, terra abençoada, transforme-se no grande pólo cultural da Amazônia.

[tabs]
[tab title=”Lamídia”]Emmanoel Gomes[/tab]
[/tabs]