Segundo o conselheiro, o PCe, cujo lançamento será realizado ainda este ano, representa um novo tempo para o Tribunal de Contas de Rondônia

TCE1_1Dentro do calendário de implantação do Processo de Contas eletrônico (PCe) no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), foi aberto nesta terça-feira (28), no Laboratório de Informática da Escola Superior de Contas (Escon), o cronograma das capacitações visando à operacionalização do novo sistema de tramitação processual da Corte.

Definido pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), o cronograma prevê capacitações ministradas por uma equipe multissetorial do TCE rondoniense, composta por servidores das áreas de informática e de controle externo, para as chefias dos setores. Haverá ainda apresentações, a partir do dia 10 de novembro, para todos os servidores, além do Manual de Uso do PCe.

Essas informações compuseram alguns dos tópicos abordados nesta terça-feira pelo conselheiro Edílson de Sousa Silva, presidente do Cetic, durante a abertura da primeira atividade de capacitação sobre o Processo de Contas eletrônico, ministrada para servidores da Secretaria de Processamento e Julgamento (SPJ).

Segundo o conselheiro, o PCe, cujo lançamento será realizado ainda este ano, representa um novo tempo para o Tribunal de Contas de Rondônia, mas, para que o sistema funcione em sua plenitude, é preciso haver o envolvimento e a participação de todos.

“Daí a necessidade de que os servidores que estão participando das capacitações conheçam o Processo de Contas eletrônico, entendam seu funcionamento e aplicabilidades, uma vez que atuarão como multiplicadores dos conhecimentos sobre essa nova ferramenta tecnológica”, explicou.

AGILIDADE

A implantação do Processo de Contas eletrônico só está sendo possível porque o TCE-RO vem se preparando há mais de dois anos para isso. Entre outros benefícios, o novo sistema trará mais economia, transparência, acessibilidade e agilidade na tramitação processual, atendendo, assim, objetivo estabelecido no Plano Estratégico da Corte rondoniense para o período 2011/15, relativamente à redução no tempo de apreciação e julgamento de processos.

TCE-RO