Mais de 800 títulos eleitorais estão irregulares em Vilhena, desinformados sobrecarregam atendimento do Fórum Eleitoral

2013-04-24T13:55:16+00:0024 abril, 2013|

DSCN0554[pullquote]Regularização de título eleitoral é só para os que não votaram em 2010 e 2012[/pullquote]

[dropcap]D[/dropcap]esinformação sobre o assunto está levando cidadãos a realizar alistamento, revisão e até transferência dificultando o serviço do Fórum Eleitoral de Vilhena, no último mês foram atendidas mais de 1000 pessoas. Revisão biométrica chegará a Vilhena ainda em 2015.

Dia 25 de abril é a data limite para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizarem sua situação. Mais de 800 títulos eleitorais estão em situação irregular no município de Vilhena, a cifra chega a 900 somando os eleitores de Chupinguaia, o Fórum Eleitoral de Vilhena, 4ª Zona Eleitoral de Rondônia abrange os municípios de Vilhena e Chupinguaia e está atendendo das 7h às 14h.

“Quem não estiver nessa situação não precisa comparecer ao Cartório Eleitoral. O prazo para fazer alistamento, revisão ou para transferir o título é até maio de 2014 e não agora, há muita desinformação a respeito. É só para aquelas pessoas que deixaram de votar em 2010 e 2012”, explicou Fabíola Bernardo Canuto Franco Assunção, analista judiciária do Fórum Eleitoral.

DSCN0557

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia destaca que, para fins de cancelamento, cada turno equivale a uma eleição. Fato que chamou a atenção dos gestores do TRE é que embora o número de atendimentos haja crescido exponencialmente, dos 14.000 eleitores rondonienses cujos títulos estão passíveis de cancelamento apenas 809 compareceram. A explicação para tal fato é simples, a maior parte dos eleitores atendidos não se enquadra na hipótese de cancelamento, ou seja, são cidadãos que faltaram a uma ou duas eleições.

Para regularizar sua situação o eleitor deverá comparecer portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

O não comparecimento no cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado entre 10 e 12 de maio de 2013.

Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não terão o título cancelado. As pessoas com deficiência que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que assim identificadas no cadastro eleitoral, também não terão o título cancelado.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Autor, áudio e fotos: Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br